Memórias do Saque

2004

Memoria del Saqueo

• Social Genocide - Canadá

Um registro da histórica revolta dos argentinos em 2001. O filme faz a genealogia da pior crise da história argentina e aponta os principais responsáveis por essa situação dramática.

O ápice da crise ocorreu em 19 de dezembro de 2001, quando os argentinos saíram às ruas para protestar contra o governo de Fernando de la Rúa e a situação de penúria em que se encontrava a maior parte da população. Durante as manifestações, que foram reprimidas pelas forças policiais, 34 pessoas morreram e o presidente De la Rúa acabou renunciando.

Explica didaticamente como se deu o “saque” dos bens públicos ocorrido durante o período neoliberal nos países em desenvolvimento, realizado pelas instituições finaceiras em uma obscura rede de corrupção e cumplicidade
com os governos.

18 de Março de 2004