2. > TV
  3. > Meu Pedacinho de Chão

Título Meu Pedacinho de Chão (Original)
Ano produção 1971
16 de Agosto de 1971 ( Brasil )
Duração
Classificação L - Livre para todos os públicos

Meu Pedacinho de Chão é uma telenovela brasileira, coproduzida e exibida simultaneamente pela Rede Globo e pela TV Cultura de 16 de agosto de 1971 a 6 de maio de 1972 em 185 capítulos. Foi a 1ª "novela das seis" exibida pela Rede Globo, sendo sucedida por Bicho do Mato.

Coronel Epaminondas (Castro Gonzaga) é um homem retrógrado e autoritário, que manda e desmanda na região. Declara guerra a Pedro Galvão (Xandó Batista), seu principal rival, quando ele doa parte de suas terras – compradas do coronel – para a construção de uma igreja e uma escola. A chegada da professora Juliana (Renée de Vielmond), logo no início da trama, movimenta a vida dos moradores da pequena vila. Juliana assume a escola e acaba despertando o interesse de Fernando (Ênio Carvalho), filho de Epaminondas. Alheios às brigas que conduzem a história, estão Pituca (Patrícia Aires) e Serelepe (Aires Pinto). A amizade das duas crianças, no entanto, não agrada ao coronel, que vive brigando com a filha. Meu Pedacinho de Chão foi coproduzida e exibida, simultaneamente, pela Globo e pela TV Cultura de São Paulo.