2. > TV
  3. > Meu Rico Português

Título Meu Rico Português (Original)
Ano produção 1975
17 de Fevereiro de 1975 ( Brasil )
Duração

Numa mansão, em um bairro elegante de São Paulo, a viúva Veridiana Magalhães vive com sua dama de companhia, Ida Flag, com o intrigante mordomo Afonso e com a copeira Luzia. Por não ter tido filhos, trata os sobrinhos com mimos em demasia. Por isso seus cunhados Ofélia e Florêncio, irmãos de seu falecido marido, a exploram do jeito que querem. Vivem às custas de Veridiana e ambicionam herdar sua fortuna.
Vindo de Portugal, Severo Salgado Sales, associado a Rudolph Wolfgang, um alemão bondoso e proprietário da Imobiliária Germânia. Rudolph é casado com Gertrude, a quem ele ama mas morre de medo, porque é um tremendo mulherengo. Ambos se tornam pais adotivos de Fritz, um menino negro que encontraram numa lata de lixo. A família se completa com a divertida e glutona Tia Frida.
Através dos negócios da imobiliária, Severo conhece Veridiana e, a partir daí, as coisas tomam novo rumo. Após atendê-la quando ela tem um infarto, e salvar-lhe a vida, Severo torna-se amigo e confidente da rica senhora, mostrando-lhe que ela age mal ao sustentar um monte de parasitas. Esta aproximação entre os dois desperta a antipatia de todos os familiares de Veridiana.
Apesar dos defeitos de Ofélia, Veridiana gosta dela pois sabe que ela é uma mãe dedicada, que vive para os filhos. Walquíria herdou os defeitos e qualidades da mãe. Está noiva do mau caráter Ricardo e, a princípio, detesta Severo. Mas, por ironia, o português apaixona-se por ela. Os outros filhos de Ofélia, os gêmeos Wagner e Werner, são dois desocupados, não trabalham nem estudam. Contam com o péssimo exemplo de Aquiles Peixoto, o tio fofoqueiro, irmão de Ofélia.
No lar de Florêncio, as coisas não são diferentes. Ele é um homem acomodado, que tem problemas com bebida, casado com Letícia, mulher ambiciosa que toma as rédeas da casa. Assim como a mãe, Loreta é caprichosa e mandona, trata os outros bem ou mal conforme seus interesses. Tenta de todas as maneiras conquistar Daniel, o motorista de Veridiana. Ele é irmão de Dora, uma solteirona que julga-se feia e abandonada, pois tem uma perna defeituosa que a faz mancar. Ela apaixona-se por Florêncio mas não sabe lutar por ele. Ao fim, por amor a Dora, Florêncio vence a dependência alcoólica e se separa da mulher.
Meu Rico Português foi uma telenovela brasileira produzida e exibida pela extinta Rede Tupi às 19h00, de 17 de fevereiro a 20 de setembro de 1975.