Milton Santos, Pensador do Brasil

2001

Milton Santos, Pensador do Brasil

A entrevista realizada dia 4 de janeiro de 2001, foi a última concedida pelo professor Milton Santos, precocemente abatido por um câncer em 24 de junho do mesmo ano. O geógrafo se foi, mas seus pensamentos ficam. Seu ideário político e cultural inspiram o debate sobre a sociedade brasileira e a construção de um novo mundo. Seu depoimento é um verdadeiro testemunho, uma lição de que o mundo pode ser melhor. A partir da Geografia, Milton Santos realiza uma leitura do mundo contemporâneo que revela as diversas faces do fenômeno da globalização. É na evidência das contradições e dos paradoxos que constituem o cotidiano, que Milton Santos enxerga as possibilidades de construção de uma outra realidade. Ele inova quando, ao invés de se colocar contra a globalização, propõe e aponta caminhos para uma outra globalização.

2001

Elenco de Milton Santos, Pensador do Brasil