3. > Mit Blossoms

Título . (Original)
Ano produção 2014
23 de Maio de 2014 ( Mundial )

O Futura coloca no ar mais 32 aulas produzidas pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), renomada instituição de ensino norte-americana. Os vídeos, inéditos na TV brasileira e legendados em português, fazem parte do projeto Blossoms (Blended Learning Open Source Science or Math Studies)

Com duração de 30 minutos cada, produzidas por educadores de diversos países, sobre biotecnologia, energia sustentável, inovações de engenharia, conhecimentos abstratos do universo da matemática, química, física, biologia e empreendedorismo, dentre outros temas de interesse universal. A receptividade do público foi constatada com o expressivo crescimento da audiência do site do projeto Blossoms, após a exibição na tela do Futura. O Brasil passou a ocupar o segundo lugar em número de acessos, atrás apenas dos Estados Unidos. Os cliques vieram das cinco regiões do país, acompanhados de contatos via e-mail. Prova irrefutável da qualidade dos vídeos e do interesse crescente dos brasileiros por temas relacionados à ciência e tecnologia.

Diante de um cenário tão promissor, estreitamos a parceria. A partir de novembro, outras 17 videoaulas do Blossoms irão ao ar, diariamente. Os desafios da vida contemporânea e a correlação com as ciências da natureza continuam em pauta nesta nova temporada. Podemos destacar as aulas ministradas por pesquisadores do Instituto Broad do MIT e Harvard com três lições sobre desenvolvimento, tratamentos e novidades a respeito da pesquisa contra o câncer.

Além da exibição das aulas do Blossoms, a cooperação entre o Futura e o MIT evoluiu, alimentada pela interação transformadora de alunos e educadores com a programação. Estamos trabalhando, em paralelo, na produção de videoaulas por universidades parceiras do Canal. Atualmente, contamos com 37 instituições de ensino superior em nossa rede colaborativa, que funciona pela troca de conhecimento, produção jornalística e transmissão de conteúdos, via TVs universitárias e Futura. Esperamos ótimos resultados em breve!

Fruto de uma estrutura social viva, em constante construção e baseada na multiplicidade de conhecimentos e ideias, o Futura destaca-se como um agente integrador. Temos a missão de conectar realidades distintas, com o intuito de promover o desenvolvimento pessoal e comunitário. Assim como levamos videoaulas do MIT para a Sala Futura no interior da floresta tropical, mostramos ao público das grandes cidades as peculiaridades da cultura amazônica. Dessa forma, buscamos dar subsídios à sociedade para lutar pela igualdade de oportunidades a todos os cidadãos brasileiros.