O Meu Século XX

1989

Az Én XX. századom

• My Twentieth Century - Estados Unidos da América
  • O Meu Século XX - Portugal

O filme começa com o nascimento de irmãs gêmeas de uma mãe budapestense (Dorothy Sega) em 1880. Órfãs muito cedo, as garotas são forçadas a vender fósforos nas ruas até que ambas são adotadas por duas famílias distintas. Mudança de tempo para 1900: Tendo perdido contato uma com a outra, as gêmeas crescidas tomam diferentes compartimentos do Expresso do Oriente. Uma das garotas (Segda mais uma vez) tornou-se a paparicada amante de um homem abastado; a outra (Segda novamente) é uma feminista anarquista. A diretora Ildiko Enyedi evidentemente concebeu ‘O Meu Século XX’ como um discurso alegórico a respeito do status da mulher na era mecânica moderna. As experiências das gêmeas são interceptadas por cenas com Thomas Edison (Peter Andorai), a quem vemos nos começo do filme aperfeiçoando a sua lâmpada incandescente no mesmo dia do nascimento das irmãs. Quanto mais avanços tecnológicos Edison faz, mais confusas as gêmeas ficam em estabilizar seus papéis numa civilização em avanço.

15 de Setembro de 1989

Elenco de O Meu Século XX