3. > No dia dos meus anos

Título No dia dos meus anos (Original)
Ano produção 1992
1992 ( Mundial )

Dois dias antes de completar 7 anos, o pequeno Miguel interroga-se sobre a ausência do pai, que a família se recusa a explicar e que ele ainda não conhece. O garoto adora o avô, sabe que há problemas de dinheiro e por isso mesmo eles têm um hóspede em casa, o sr. Rafael, que vende livros e tem problemas respiratórios. Muitas vezes, Miguel ouve os vizinhos, um aviador e sua mulher a discutir ou aos beijos. Além disso, há o mistério do pai que afinal estava preso e é posto em liberdade no dia de aniversário do Miguel.

O filme participa da série televisiva "Os Quatro Elementos", sendo seu segundo episódio, dedicado ao "Ar".
O Ar, aqui, prende-se com a atmosfera sufocante, a falta dele no sentido de espaço físico e serenidade emocional, no seio de uma família com graves problemas no seu dia a dia.
Os demais filmes da série, são: "Das Tripas Coração - O Fogo", de Joaquim Pinto; "O Último Mergulho - A Água", de João César Monteiro e "O Fim do Mundo - A Terra", de João Mário Grilo.
[fonte: MkO]