3. > Notícias da Antiguidade Ideológicas: Marx, Eisenstein, O Capital

Título Nachrichten aus der ideologischen Antike - Marx/Eisenstein/Das Kapital (Original)
Ano produção 2008
30 de Novembro de 2008 ( Mundial )

Uma das principais obras das áreas humanas, sociais, econômicas e politicas, O Capital de Karl Marx é levada ao cinema pelas mãos do realizador alemão Alexander Kluge. Embora o projeto tenha sido idealizado no passado pelo cineasta russo Sergei Eisenstein, nunca fora realizado. O filme de Alexander Kluge, com uma duração de 9 horas e gravado em 3 DVD's, tem a chancela da prestigiada editora alemã Suhrkamp. No primeiro DVD, a ideia aborda a idéia geral de O Capital , o segundo mostra a relação dos homens com as coisas e o terceiro tem como ponto fulcral a sociedade de troca. Kluge é também um jurista, trabalhou com Adorno, e colaborou no manifesto do Grupo 47.

Roteiro