No TOP 10 Filmow de hoje, selecionamos dez títulos pouco conhecidos diante do público devido ao lançamento discreto nos cinemas e que merecem ser vistos:
10 - Adeus; Ramin Bahrani
O taxista senegalês Solo (Souleymane Sy Savane) é contratado pelo senhor William (Red West), um caipira sulista de 70 anos, que deseja ser levado até o topo das montanhas, numa viagem que pode durar até duas semanas. O que ele não sabia é que a intenção do passageiro é se jogar do alto da montanha em direção à morte.
9 - A Riviera Não é Aqui; Dany Boon
Philippe Abrams é diretor de uma agência dos correios em Salon-de-Provence no sul da França. Ele é casado com Julie (Zoé Félix), cuja natureza depressiva torna a vida dele impossível. Para agradá-la, Philippe monta uma fraude para obter uma transferência para a Côte d´Azur (a Riviera Francesa), mas é desmascarado e acaba sendo transferido para Bergues, uma pequena cidade no norte do país. Para os Abrams, sulistas cheios de preconceitos, o Norte é um horror, uma região gelada e povoada por pessoas que falam um dialeto incompreensível, o "cheutimi". Sem opção, Philippe embarca sozinho e descobre que Bergues não é tão ruim assim.
8 - Uma Vida Comum; Uberto Pasolini
Obcecado por organização e meticuloso ao extremo, John May (Eddie Marsan) é um inventariante encarregado de encontrar o parente mais próximo de pessoas que morreram sozinhas. Quando o seu departamento é reduzido, John concentra esforços em seu último caso, o que o leva a uma viagem libertadora que lhe permite finalmente começar a viver a vida.
7 - Há Tanto Tempo Que Te Amo; Philippe Claudel
Juliette (Kristin Scott Thomas) retorna à sua família e à sociedade, após 15 anos de ausência e rejeição. Apesar de uma separação familiar drástica no passado, sua irmã mais nova, Léa, decide abrigá-la em sua casa, onde mora com o marido, as duas filhas e o sogro. Aos poucos, a trama revela a aparente amoralidade por trás da tragédia que manteve Juliette afastada por tanto tempo da vida real.
Hanna (Sarah Polley) tem 30 anos, é introvertida, solitária e misteriosa e trabalha numa indústria têxtil. Ela vai passar as férias num pequeno povoado costeiro em frente a uma plataforma petrolífera. Um incidente faz com que ela permaneça alguns dias na plataforma cuidando de Josef (Tim Robbins), que sofreu uma série de queimaduras que o deixaram cego temporariamente. Com ele, trabalham vários outros homens, cada um com um personalidade marcante. O filme aborda o passado, como sobreviver a ele e como superá-lo, sem deixar de lado o convívio com o presente.
5 - Tiranossauro; Paddy Considine
Joseph (Peter Mullan) é um viúvo atormentado. Desempregado, violento e alcoólatra, ele passa a vida descontando sua raiva ao mundo. Um dia, porém, conhece a religiosa Hannah, dona de um brechó de caridade. Apesar das diferenças entre os dois, o jeito acolhedor de Hannah (Olivia Colman) faz com que eles desenvolvam uma forte amizade. Casada, ela tem uma uma vida conjugal aparentemente normal, mas que esconde um marido agressivo e ciumento. Ligados pelo desamparo, Joseph e Hannah precisam encontrar um caminho para suas vidas.
4 - A Família Bélier; Eric Lartigau
Paula (Louane Emera) é uma adolescente francesa que enfrenta todas as questões comuns de sua idade: o primeiro amor, os problemas na escola, as brigas com os pais... Mas a sua família tem algo diferente: seu pai (François Damiens), sua mãe (Karin Viard) e o irmão são surdos. É Paula quem administra a fazenda familiar, e que traduz a língua de sinais nas conversas com os vizinhos. Um dia, ela descobre ter o talento para o canto, podendo integrar uma escola prestigiosa em Paris. Mas como abandonar os pais e o irmão?
3 - O Mundo dos Pequeninos; Hiromasa Yonebayashi
Este filme é uma releitura do premiado livro The Borrowers, de Mary Norton, que foi publicado em 1952 e apresentava um grupo de minúsculas pessoas que vivem "pegando emprestado" coisas dos humanos maiores. Na versão animada há algumas mudanças: a história se passa na Tóquio dos dias atuais, e não na Inglaterra da década de 1950, e é centrada na garota Arrietty, de 14 anos, que vive com sua família debaixo do assoalho de uma velha casa.
Eles são seres com cerca de 10cm de altura, e vivem pegando coisas dos outros para sobreviver – tomando cuidado para não serem vistos pelos humanos e nem atacados por baratas e outros bichos do tipo.
2 - O Mágico; Sylvain Chomet
A história de um artista que está em decadência, cuja fase de glória está sendo roubada por estrelas emergentes do rock. Forçado a aceitar tarefas cada vez mais obscuras, como se apresentar em bares falidos e festas no jardim, ele conhece uma jovem fã que muda sua vida para sempre.
1 - Temporário 12; Destin Daniel Cretton
O filme é contado através dos olhos de Grace (Brie Larson), uma supervisora de vinte e poucos anos de uma instalação adotiva para adolescentes em risco. Dedicada e durona, Grace é uma formidável cuidadora das crianças em sua proteção – e apaixonada por seu namorado de longa data e colega de trabalho, Mason (John Gallagher Jr.).
Mas seu passado difícil – e o futuro surpreendente que de repente se apresenta – a jogam numa confusão imprevista, piorada com a chegada de uma nova admissão na unidade: uma adolescente talentosa mas problemática com quem Grace tem uma conexão carregada. Enquanto o assunto é complexo e muitas vezes obscuro, este filme amorosamente encontra a verdade – e humor – em lugares inesperados.
*O ranking está por ordem de nota dos usuários
Confira a lista da usuário Alex Gonçalves sobre Filmes que Merecem ser Descobertos, clique aqui para ver.