2. > Curtas Metragens

O Abismo

1910

Título Afgrunden (Original)
Ano produção 1910
12 de Setembro de 1910 ( Mundial )

Magda (Asta Nielsen) é uma jovem professora de música, cuja beleza e virtude desperta o interesse de Knud, que se converte em um incondicional admirador da moça. A amizade entre ambos cresce até o ponto em que Knud decide levá-la ao campo, onde mora seu pai, um ministro da igreja, e a apresenta como sua noiva. Porém, com a chegada de um circo à cidade, desperta a curiosidade de Magda, que pede a Knud que a leve para ver a apresentação do espetáculo circense. Durante a apresentação, Rudolph, um dos integrantes da troupe de cowboys, não tira os olhos de Magda, o que provoca o ciúme de Knud, que o mais rápido possível leva sua noiva embora do local. No entanto, o cowboy, um conquistador insistente, não se dá por vencido e segue a jovem até sua casa. A partir de então, o pobre Knud não terá mais paz em sua vida: por causa da insistência do conquistador e da incontrolável sensualidade de sua noiva, uma mulher de vivência atípica para a época, que não pensa duas vezes em desdenhar o status de uma classe acomodada para seguir seus próprios anseios e impulsos.