O Alquimista Moderno

2012

The Modern Alchemist

BBC Royal Institution Christmas Lectures: O Alquimista Moderno

O alquimista Dr. Peter Wothers apresenta três programas sobre o ar, a água e a terra.

1) Ar: O Elixir da Vida
Os alquimistas medievais fizeram os elementos reagirem, de modo a criar shows magníficos, deslumbrando tanto reis quanto plebeus, mas seus segredos jamais foram revelados até agora. No primeiro programa deste ano do Christmas Lectures, o Dr. Peter Wothers explora o que os alquimistas sabiam sobre o ar que respiramos, e revela como o nosso conhecimento moderno desses elementos pode ser usado para controlar o fogo, desafiar a gravidade e aproveitar o poder de uma tempestade de raios. A Peter junta-se o elenco do musical Loserville e ele é ajudado, durante sua exploração dos 118 elementos da atualidade, por uma tabela periódica composta por membros da plateia no Royal Institution.

2) Água: A Fonte da Juventude
Os alquimistas modernos escreveram sobre uma misteriosa fonte da juventude, cujas águas poderiam rejuvenescer qualquer um que delas bebesse. Mas poderia a água realmente ser mágica? No segundo programa deste ano do Christmas Lectures, o Dr. Peter Wothers bebe da fonte e descobre se os elementos ocultos na água podem restaurar sua juventude. Ao longo do programa, ele descobre como balões explodindo podem resolver a crise energética, como a água contém os resquícios das reações mais violentas da Terra e que o verdadeiro segredo por trás da juventude eterna seria ficarmos bem beber. À jornada de Peter junta-se o campeão paraolímpico – o ciclista Mark Colbourne – e descobre o que acontece quando os dois elementos mais reativos da tabela periódica – o césio e o flúor – se encontram.

3) Terra: A Pedra Filosofal
Durante séculos, os alquimistas tentaram transformar metais básicos em ouro. Mas algo assim é mesmo possível? No episódio final do Christmas Lectures, o Dr. Peter Wothers explora os elementos da terra e descobre o qual difícil é para os químicos extrair os maiores tesouros do planeta. Ele descobre como nosso conhecimento dos elementos pode nos fazer levitar, transformar dióxido de carbono em diamantes e, talvez, nos levar a transformar chumbo em ouro. A Peter junta-se o vencedor do prêmio Nobel, o professor de química Sir Harry Kroto e, juntos, eles descobrem se um uma platéia realmente vale seu peso em ouro e o que acontece quando você ateia fogo em um diamante.

2012

Elenco de O Alquimista Moderno