O Bosque, o Jardim dos Sonhos

2016

El Bosco, el Jardín de los Sueños

Jeroen van Aeken, cujo pseudônimo é Hieronymus Bosch, e também conhecido como Jeroen Bosch Hertogenbosch (1450 - 1516), foi um pintor e gravador renascentista holandês dos séculos XV e XVI.

Dirigido por José Luis López Linares, ganhador de 3 prêmios Goya e indicado ao Emmy Award, o documentário "El Bosco, el Jardín de los Sueños" (O Bosque, o Jardim dos Sonhos) estreará nos cinemas coincidindo com a abertura da exposição "O Bosque, a exposição do centenário", a exposição mais importante e organizada já feita sobre o artista, pelo Museu do Prado de Madri.
O documentário é sobre a obra-magna de Bosch, "O Jardim das Delícias", obra em três painéis (tríptico) aparentemente baseada na psiqué humana, no Gênesis bíblico, na luxúria, na queda espiritual e estado de "animalidade" da alma, e talvez outros mistérios esperando para ser desvendados.
Nos séculos XVI e XVII, Bosch foi perseguido pela Inquisição Católica, acusado de pertencer a uma fraternidade iniciática, esotérica e filosófica, denominada de "seita" pela Inquisição. No entanto, o artista rompeu com a tradição artística do momento, foi mal-compreendido, considerado um herege, e muitas de suas obras foram renegadas e queimadas por líderes e seguidores ferrenhos da religião católica. Porém, cerca de 40 obras genuínas ainda sobrevivem, mas poucas datadas.

"Em 2016, completa-se 500 anos após a morte de Hieronymus Bosch. É quase a única informação sobre o autor de 'O Jardim das Delícias' quanto à datação de suas obras. 'O Bosque, o Jardim dos Sonhos' é um filme sobre a sua pintura mais importante e uma das pinturas mais emblemáticas do mundo.
É um quadro para todos, porque, ao mesmo tempo fascina os olhos do espectador médio e também contêm camadas que, um espectador profundamente informado nos mistérios, reconhecerá os significados dos símbolos de níveis mais profundos, e indagará sobre a natureza dos seus mistérios."
(José Luis López Linares)

9 de Junho de 2016

Elenco de O Bosque, o Jardim dos Sonhos