3. > O Gotejar da Luz

Título O Gotejar da Luz (Original)
Ano produção 2002
2002 ( Mundial )

A ação desenrola-se no Moçambique colonial dos anos 50. Retrata a vida de um adolescente que, no espaço nas férias de verão, se vê envolvido em acontecimentos dramáticos que vão marcar a sua vida.

Rui viveu a sua infância numa terra perdida no mato. Filho de colonos portugueses, cedo aprendeu a reconhecer duas realidades, a da Europa e a da África. A sua vida foi marcada por uma permanente opção entre as duas margens do rio Púnguè: duas culturas, a do branco e a do negro, a do patrão e a do "escravo", a da violência e a da paz, a do amor e a da paixão. Confrontado com a trágica e inevitável destruição da sua infância, aos catorze anos, Rui Pedro acabaria por escolher a sua margem. Procura agora os restos das plantações de algodão onde cresceu. Reencontra Jacopo, um velho amigo, o seu "Pai" negro, que o ensinou a respeitar a natureza e a cultura africana.