3. > O Jogo da Dívida: Quem Deve a Quem?

Título O Jogo da Dívida: Quem Deve a Quem? (Original)
Ano produção 1990
1990 ( Brasil )
Classificação L - Livre para todos os públicos

Documentário sobre a dívida externa latino-americana, realizado em cinco blocos, que abordam desde um breve histórico da dívida a alternativas de solução, passando por seus mecanismos, suas crises e suas conseqüências sociais. O vídeo se inicia com um histórico sobre o processo de pilhagem do continente, que deu origem à monstruosa e impagável dívida dos países da América Latina. Nas raízes deste processo estão os três séculos de colonização.

No Brasil, além dos saques e pilhagens promovidos desde 1500 pelos europeus, a dívida contraída com a Inglaterra após a independência foi um dos pilares do processo que se aprofundou ao longo do século XX, consolidando-se a partir dos anos 1970, com os megaprojetos econômicos gerados pela ditadura militar e o choque do petróleo, em 1974. Nos anos 1980 e 1990, o endividamento aumentou ainda mais, tanto no Brasil como nos demais países latino-americanos. O vídeo traz depoimentos de economistas como Maria da Conceição Tavares e Paulo Nogueira Batista e de religiosos como Frei Betto, dom Paulo Evaristo Arns e dom Pedro Casaldáliga, pregando o perdão da dívida dos países pobres.