3. > O Livro Tibetano dos Mortos

Título The Tibetan Book of the Dead (Original)
Ano produção 2007
2007 ( Mundial )
Classificação L - Livre para todos os públicos

Documentário transmitido pelo History Channel, capítulo da série de documentários: Decifrando o Passado.
O Livro Tibetano dos Mortos, ou Bardo Thödol, foi escrito no século 8 d.C. pelo gurú Padmasambhava (o Buda Amitaba, sua vinda foi prevista por Siddhartha Gautama, o Buda Sakyamuni) e descoberto 600 anos depois por Karma Lingpa. O livro foi traduzido para o inglês no ano de 1927 pelo Dr. Walter Evans-Wentz, antropólogo da Universidade de Oxford.
Deve ser lido para aqueles que estão quase morrendo e logo para quem acabou de morrer. O livro prevê que, após a morte, durante a passagem da alma para o plano astral, alguns problemas podem acabar surgindo, mas também afirma que eles podem ser resolvidos e até contornados por aquelas pessoas que estiverem informadas a respeito dos seus preciosos ensinamentos.
O texto ainda inclui capítulos sobre os sinais da morte, além de rituais que devem ser realizados quando a morte se aproxima. O intervalo entre a vida e a morte é conhecido no Tibete como Bardo.