3. > O Menino Arco-Íris

Título O Menino Arco-Íris (Original)
Ano produção 1983
1983 ( Brasil )

Aventura infantil sobre um menino chamado Jesus, que tenta encontrar o jovem Barrabás em Jerusalém para alertá-lo de que os soldados romanos estão crucificando pessoas consideradas ladrões. Jesus é representado por seis meninos de raças diferentes. Jesus, ainda criança, tenta apartar uma briga entre os também crianças Maria Madalena, Judas e Barrabás que disputam uma bolsa. Na confusão, Jesus leva um soco no olho que fica roxo até o final do filme, como um símbolo da paz que ele tanto deseja. Após a briga, ele fica sabendo que os soldados de César, invasores da Palestina, crucificam os ladrões. Ele sai, então, à procura do menino Barrabás para avisá-lo do terrível risco que este corre, caso continue roubando, como é de hábito. Nessa caminhada, Jesus – representado por seis meninos de diferentes raças – vai encontrando diversas personagens que simbolizam os sentimentos e atitudes humanas, suas qualidades, seus defeitos: um salteador de estradas, uma mulher que anda para trás, um arruaceiro, um judeu, um soldado romano, um escravo, um músico contador de histórias, um anjo e muitos outros. Essa viagem fantástica traz, no fundo, a mensagem de que toda criança é uma esperança de um mundo melhor.