O Monstro da Via Láctea

2006

Monster of the Milky Way

O que começou por ser a explosão cataclísmica de uma estrela numa violenta super-nova acabou por se transformar no fenómeno mais misterioso do Universo: um buraco negro. Os buracos negros fazem parte do imaginário de ficção científica e a eles estão muitas vezes associadas passagens que permitem viajar no tempo e no espaço. Nada sobrevive a um buraco negro: a sua força da gravidade é tão forte que atrai o tempo e o espaço para um furioso turbilhão a que nem mesmo a luz pode escapar. Será que os buracos negros são aberrações da natureza ou será que o Universo esconde muitos destes misteriosos fenómenos? O Universo visível é constituído por 125 mil milhões de galáxias e as galáxias de maiores dimensões têm um buraco negro. Na verdade, até a nossa Via Láctea tem um super-massivo buraco negro com 50 milhões de quilómetros de diâmetro no centro da galáxia. Que papel têm os buracos negros na atracção da matéria no meio da rede de gás e de galáxias? Será que podemos evitar que um buraco negro, com o seu apetite voraz, “limpe” o nosso Sistema Solar?

Fonte: National Geographic Channel

2006