O Mundo de Lygia Clark

1973

O Mundo de Lygia Clark

Documentário e curta artístico que explora o universo da artista brasileira Lygia Clark. Experiências sensoriais, a percepção do corpo, formas e sensações táteis se misturam em uma sinestesia que reflete o humano enquanto parte do cosmos, perdendo-se para encontrar-se. A arte desmistificada, como ação da pessoa comum, expressão do ser, ao fugir da mecanização de movimentos e atitudes.
“Através de pequenos objetos sem valor como elásticos, pedras, sacos plásticos, formulo objetos sensoriais cujo toque provoca sensações que identificam imediatamente com o corpo. Daí o nome nostalgia do corpo, fase analítica em que decompondo o corpo em partes, mutilando-o para reconhecê-lo através de toque com grande sensualidade[...] Se a pessoa, depois de fizer essa série de coisas que eu dou, se ela consegue viver de uma maneira mais livre, usar o corpo de uma maneira mais sensual, se expressar melhor, amar melhor, comer melhor, isso no fundo me interessa muito mais como resultado do que a própria coisa em si que eu proponho a vocês”(Cf. O Mundo de Lygia Clark,1973, filme dirigido por Eduardo Clark, PLUG Produções).

1973

Elenco de O Mundo de Lygia Clark