O Prado de Bejin

1937

Bezhin Lug

• Бежин луг - Rússia

O Prado Bejin (em russo: Бежин луг, Bezhin Lug) é um filme Soviético de 1937 dirigido por Sergei Eisenstein, famoso por ter sido supostamente destruído antes de sua conclusão, ele conta a história de um jovem agricultor que está se opondo a seu próprio pai, que destina-se a trair o governo soviético por razões políticas sabotando a colheita anual. Inspirado no romance de Ivan Turgenev, é principalmente baseado na vida de Pavlik Morozov, um menino russo que se tornou um mártir político, após a sua morte, em 1932, depois que seu pai denunciou as autoridades soviéticas, sendo executado, em seguida, por sua família. A produção ocorreu entre 1935-1937, até que foi apreendida pelo Governo Central Soviético, alegando certas falhas artísticas, sociais e políticas mostradas no filme, passou algum tempo até que o filme foi esquecido, pensando-se inclusive que tivesse sido perdido durante os bombardeios da II Guerra Mundial. Felizmente, nos anos sessenta encontraram-se cortes e cópias parciais do filme, e é com eles que começou uma recriação baseado em imagens estáticas, com base no roteiro original.

1937

Elenco de O Prado de Bejin