O Protagonismo da Juventude Brasileira 1984-2006

2006

O Protagonismo da Juventude Brasileira 1984-2006

Com o apoio do Ministério da Cultura, o Centro de Estudos e Memória da Juventude apresenta "O Protagonismo da Juventude Brasileira 1984-2006". Terceira parte da trilogia que narra a presença da juventude na cena política e cultural de nosso país, este vídeo cobre o período que vai da campanha pelas "Diretas Já!" às lutas travadas durante o mandato do presidente Luís Inácio Lula da Silva. Período em que a juventude - organizada em entidades estudantis como a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES) e a União Nacional dos Estudantes (UNE) e em organizações juvenis como a União da Juventude Socialista (UJS) - consolida seu papel protogonista na vida de nosso país. Fatos políticos largamente impulsionados pela presença de jovens nas ruas - como as campanhas pelas Diretas e pelo voto aos 16 anos, o impeachment de Collor e a luta contra a política neoliberal - contribuíram decisivamente para a consolidação da jovem democracia brasileira. Tendo como fio condutor o depoimento de cinco lideranças que protagonizaram esses acontecimentos, o vídeo pretende contribuir para a formação política dos movimentos juvenis, hoje cada vez mais conscientes da necessidade de conhecer a história para potencializar as lutas atuais e futuras.

2006

Elenco de O Protagonismo da Juventude Brasileira 1984-2006