3. > O Rei das Correntes

Título Kahlekuningas (Original)
Ano produção 2002
2002 ( Mundial )

Na década de 1970, um menino de 12 anos de idade, Esko (Miikka Enbuske), vive em Tornio, no norte da Finlândia, uma cidade na fronteira com a Suécia. A história começa no inverno, quando Esko tem um capuz sobre a cabeça e as mãos algemadas atrás das costas e está pronto para saltar, realizando um truque mágico semelhante ao que fazia o lendário Harry Houdini. Flashbacks mostram eventos do verão anterior, quando ele era evitado pelos colegas e fez amizade com um menino sueco, Patrick (Emil Lundberg), que era obcecado por Houdini.

Esko sente-se culpado por ter mentido, por seu pai ter perdido o emprego, pelos problemas nervosos de sua mãe, para não mencionar o avô ter perdido a vontade de falar desde a traumática experiência da guerra 30 anos antes.