3. > O Segredo da Fortaleza Nazista

Título Tajemnica Twierdzy Szyfrow (Original)
Ano produção 2007
2007 ( Mundial )

TV mini-série de 13 episódios. Em 1945, durante os dois últimos meses de guerra. Os serviços secretos americanos e soviéticos procuram desesperadamente o "aparelho" que permite as alemães decifrarem os códigos soviéticos. A atividade desta máquina está relacionada com um dos maiores segredos da II Guerra Mundial, o desenvolvimento da bomba atômica pelos nazistas nos laboratórios subterrâneos do complexo Riese na Baixa Silésia. Investigações aliadas conduzem ao castelo Tschocha na Polônia. Um oficial polonês, Johan Jorg é empregado como um criptógrafo para trabalhar com a máquina. Graças à Natalia, uma radiotelegrafista, Jorg chega até os aliados, organiza um grupo especial de assalto, liderado pelo comandante Howard Compaigne. Ao mesmo tempo os soviéticos preparam seu próprio grupo para se infiltrar em Tschocha. A segurança castelo é da responsabilidade do oficial nazista e seu assistente Jacob Globcke Matheas Beer. Globcke suspeita que Jorg seja um espião. Procurando evidências contra Jorg, Globcke prende Natalia e o destino de ambos parece estar selado. Belíssima reconstituição de época, atuações excelentes, numa adaptação do romance de Boguslaw Woloszanski.