3. > O Segredo dos Incas

Título The Secret of the Incas (Original)
Ano produção 1954
28 de Maio de 1954 ( Mundial )

No Peru há uma lenda que diz que o império inca foi destruído pelos deuses, quando há séculos atrás um disco de ouro incrustado com várias pedras preciosas foi roubado do Templo do Sol, e que a antiga civilização renascerá quando o tesouro reaparecer. Os nativos querem isto, mas Harry Steele (Charlton Heston), um aventureiro americano que às vezes trapaceia para obter o que deseja, quer o disco para seu "uso pessoal". O rival dele, Ed Morgan (Thomas Mitchell), um homem velho, está até disposto a matar. Paralelamente chega ao país Emma Antonescu (Nicole Maurey), uma romena que não tem documentos e quer tentar chegar aos Estados Unidos, pois teme voltar ao seu país. Anton Marcu (Leon Askin) chegou ao Peru em um pequeno avião particular, para tentar levá-la de volta. Sabendo do avião, Harry e Emma o roubam, mas ela queria ir para o México, pois de lá seria fácil chegar aos Estados Unidos. Harry alega que se fizerem o trajeto lógico para quem tem 8 horas de combustível estarão esperando por ele, assim vai para as ruínas de Machu Pichu, onde possivelmente está o disco de ouro. Entretanto existem outras pessoas no local, inclusive Stanley Moorehead (Robert Young), um arqueólogo americano que logo se apaixona por Emma e a pede em casamento. Isto para ela seria o ideal, pois entraria nos Estados Unidos como esposa de Stanley, mas há um problema: ela está totalmente apaixonada por Harry.