3. > O Último Dia de Lampião

Título O Último Dia de Lampião (Original)
Ano produção 1975
1975 ( Brasil )

"Depoimentos documentais somam-se à reconstituição das últimas 24 horas de Virgulino Ferreira, o Lampião. Registram-se vozes de soldados da Volante e, também, de cangaceiros sobreviventes da emboscada (ocorrida em 28 de julho de 1938), na qual morreram Lampião, Maria Bonita e nove cangaceiros. O cineasta pergunta a todos eles: 'onde você estava aquele dia?'. As filmagens contaram com reconstituição do episódio narrado, tanto sob o ponto de vista dos cangaceiros, quanto do ponto de vista dos 'macacos' (Volante). A reconstituição comeca em Piranhas, Alagoas, onde a tropa iniciou sua movimentação, até montar a emboscada na Serra de Angicos. Os sobreviventes foram levados aos locais onde tudo se passou. Atores e populares (alguns parentes dos envolvidos no conflito) atuaram na reconstituição. A Polícia Militar de Alagoas forneceu o armamento e soldados da PM." (ALSN/DFB-CMM, sinopse extraída do livro 'Cangaço, o Nordestern no Cinema Brasileiro', org.: Maria do Rosário Caetano, Avathar Soluções Gráficas, DF, 2005.)
"Reconstituição do último dia de Lampião baseada nos depoimentos dos soldados da volante e dos cangaceiros que sobreviveram ao combate de Angicos."
Extraído do site da cinemateca brasileira.