3. > O Último Leopardo: O Retrato de Goffredo Lombardo

Título L'ultimo gattopardo: Ritratto di Goffredo Lombardo (Original)
Ano produção 2010
7 de Fevereiro de 2010 ( Mundial )

Ochi sabe quem era Geoffrey Lombardo. Para ele, o presidente de Titanus, o produtor do melhor filme da história do cinema italiano do século XX, era um tímido e reservado. Não financiou a criação de um filme se ele não estava impressionado com a história contada e se você pessoalmente não tomou parte no roteiro. Godfrey teria sido capaz de dirigir um filme, provavelmente teria sido um grande diretor, mas seu desejo de permanecer nas sombras e sua modéstia em aparecer mesmo nos créditos de abertura, eu tinha feito uma simples "presença". Pelo menos para os espectadores. Seus colegas, na verdade, cinco anos após sua morte, foi assistido por muitos no último Gattopardo – retrato de Goffredo Lombardo, um tempo para contar a história do homem que fez o grande cinema italiano. Produzido por seu filho Guido e dirigido por Giuseppe Tornatore, o filme é um documentário de vozes, gestos e outros contos que se combinam para revelar ao público a verdadeira história de Goffredo Lombardo.
Carlo Verdone, Alain Delon, Nino D'Angelo, Pippo Baudo, Carlo e Enrico Vanzina, Ermanno Olmi, Ettore Scola, Mario Monicelli, Dario Argento, Virna Lisi, Sophia Loren, Bud Spencer, Cristiana Capotondi e muitos mais membros do showbiz a falarem do seu amigo que desapareceu antes das fotos de alguns dos seus maiores filmes que produziu. Cada um deles entrou em contato com o homem que amava os filmes acima de tudo e que fundou uma das mais prestigiadas casas de produção filme italiano. Depois de lançar a veia de Totò e distribuir a maior parte do filme neo-realista, a fortuna de Titanus é machucado dela "humano 60 dos anos quando Godfrey estava em contato com ''O Leopardo'', o trabalho literário de Giuseppe Tomasi di Lampedusa.
Gamal escritor tinha feito uma adaptação cinematográfica da ópera não é muito agradável a Godfrey. Encurralado, então o fabricante decidiu confiar o projeto de Luchino Visconti, cineasta que amava muito desde os dias de ''Rocco e seus irmãos''. Antes a impossibilidade de contratar Laurence Olivier para o papel de príncipe de Salina, Lombard trabalhou pessoalmente para te convencer Burt Lancaster para aceitar o papel. E quando tudo estava pronto, as dívidas do Titanus cresceram rapidamente: as filmagens procederam para os gastos de tempo, aumento e o público estava estourando para a fruição da obra (o que em última análise, foi boicotada). Godfrey, no entanto, não assusta: ele vendeu tudo que tinha e impulsionou as fortunas da produção casa fundada por seu pai, votá-lo em direção a mídia emergente da televisão. Desta forma, uma das maiores fabricantes de cinema transforma-se um torcedor orgulhoso do sucesso de televisão drama-pense o sucesso e que orgulho. Antes de morrer, Godfrey queria fazer o de sequela o Leopard, mas, antes da morte de Lancaster, o projeto foi fechado em uma gaveta. Goffredo Lombardo, no entanto, nunca será esquecido, porque, quer queira quer não, na frente ou atrás da câmera, é uma parte importante da história do cinema italiano.