2. > Curtas Metragens
  3. > O velho doqueiro

Título Le vieux docker (Original)
Ano produção 1914
1914 ( Mundial )
Duração

Última produção da Cinéma du Peuple, Le Vieux docker descreve a vida difícil de um velho operário que, depois de trinta anos de trabalho e de leais serviços, é despedido. O filme representa um testemunho de solidariedade para com o anarquista Jules Durand, secretário dos trabalhadores do porto do Havre, preso a 15 de setembro de 1910, depois de uma briga em que um homem foi morto. Ele foi condenado à pena capital, mas como se revelou inocente, e a pena foi comutada para sete anos de reclusão. Depois disso, ele perde a razão e, no início de 1926, com 46 anos, é internado num hospital psiquiátrico. Seu advogado, René Coty, foi posteriormente presidente da República. O roteiro é de Yves-Marie Bidamant, chefe de estação no Havre, e Charles Marck, doqueiro na mesma cidade. Além de dirigir o filme, Armand Guerra interpretou o papel de Durand.