3. > Onde a Moeda Cai Em Pé: A História do São Paulo Futebol Clube

Título Onde a Moeda Cai Em Pé: A História do São Paulo Futebol Clube (Original)
Ano produção 2018
5 de Novembro de 2018 ( Brasil )

O documentário apresenta imagens raras de momentos marcantes da trajetória do Tricolor Paulista e depoimentos de jogadores importantes do clube, como Rogério Ceni, Raí, Careca, Dario Pereryra, Waldir Peres, Serginho Chulapa, Cafu, Pintado, Muricy Ramalho, Zetti, Zé Sérgio. E entrevistas com torcedores ilustres, como o ator Lima Duarte, o tenista Fernando Meligeni e o músico Andreas Kisser.

Além de grandes momentos do clube nos gramados, o filme lembra também os feitos de atletas de outros esportes que defenderam as cores do clube, como Adhemar Ferreira da Silva, bicampeão olímpico no salto triplo nos Jogos de Helsinque-52 e Melbourne-56, e Éder Jofre, campeão mundial de boxe.

O título do documentário faz menção a um episódio curioso da história do Tricolor. Em 1943, Corinthians e Palmeiras eram considerados os grandes favoritos ao título paulista por grande parte da imprensa. Durante a reunião para definição do regulamento da competição, um dos presentes brincou que para definir o campeão bastava lançar uma moeda para o ar. Se desse cara, o vencedor seria o Alvinegro. Se saísse coroa, a taça seria do Alviverde.

Diante do questionamento sobre as possibilidades do São Paulo, se ouviu uma ironia: "O São Paulo ser campeão? Só se a moeda cair em pé".

Moral da história: liderado por Leônidas da Silva, o Tricolor conquistou o título com 33 pontos, um a mais que o Corinthians e dois à frente do Palmeiras.

Dirigido por Alexandre Boechat, André Plihal e Pedro Jorge, o documentário será exibido em salas da rede Cinemark.