3. > Os Jogadores do Fracasso

Título Shatranj Ke Khilari - The Chess Players (Original)
Ano produção 1977
3 de Outubro de 1977 ( Mundial )

A ação se passa em Lucknow, capital de Avadh, em cujo trono se senta Nawab Wajid, governante irresponsável, mas um refinado poeta e músico. Na mesma cidade vivem os amigos inseparáveis Mirza e Mir, cuja única ocupação na vida é jogar xadrez. Entretanto, um grande "jogo de xadrez", só que geopolítico, está sendo jogado pela East India Company. O governador-geral inglês Lorde Dalhousie está decidido a usar a negligência de Nawab para fazer da província de Avadh domínio britânico. Mirza e Mir ficam sabendo que tropas a serviço da Coroa Britânica estão se aproximando de Lucknow. Terrivelmente assustados, a dupla se refugia em um vilarejo isolado dos distúrbios políticos para continuar a disputar seus jogos sobre o tabuleiro.