3. > Os Mucker - O Massacre da Seita do Ferrabrás

Título Jakobine (Original)
Ano produção 1978
1978 ( Brasil )

Utilizando a difícil técnica do documentário-ficção, Bodanzky e Gauer narram um dos acontecimentos mais insólitos e menos conhecidos da história do Brasil: o episódio dos Mucker. Esse era o nome dado a um grupo de imigrantes alemães que se instalou no Rio Grande do Sul no século passado, e ali estabeleceu uma comunidade auto-suficiente e igualitária, totalmente isolada da sociedade. Perseguidos por colonos e até por outros imigrantes alemães, acusados de crímes e de praticarem orgias, os Mucker acabaram sendo dizimados pelas forças militares do governo. Os diretores mostram o outro lado dessa história. Rodado no próprio local onde os fatos ocorreram e interpretado por pessoas da região, descendentes dos Mucker, o filme resgata a memória viva do acontecimentos. A grande personagem é Jacobina Mentz, a líder espiritual da comunidade, preocupada em estabelecer princípios de justiça e igualdade inspirados na Bíblia. Tudo isso faz de 'os Mucker' um filme que transcende os fatos e a história. Um filme contemporâneo.