3. > Os Vingadores Elusivos

Título Неуловимые мстители (Original)
Ano produção 1966
1967 ( Brasil )

Adaptação de 1966 do livro “Diabos vermelhos” [Красные дьяволята], 21, de Pavel Blyakhin [Павел Бляхин]. Crianças participam ativamente da cavalaria e Exército Vermelho nas proximidades do rio Don, no sul da Rússia/Ucrânica; chegando a conhecer o líder militar Budyonny. Agindo, durante a Guerra Civil Russa, como uma guerrilha contra o Exército Branco em sua pequena vila. Os protagonistas são três crianças eslavas Dan'ka (Kosykh; Косых), sua irmã Ksanka [Kurdyukova; Курдюкова], Valerka [Metyolkin; Метёлкин]; e uma rom, o cigano Yashka-tsygan [Vasilev; Васильев].
O título ‘Neulovimye mstiteli’ [Неуловимые мстители] pode ser traduzido como “The Elusive Avengers”, “Os Vingadores Elusivos/ Intocáveis/Incapturáveis”. A trilogia foi completada com “The New Adventures of the Elusive Avengers”(1968) e “The Crown of the Russian Empire, or Once Again the Elusive Avengers”(1971).
O diretor armênio Edmond Keosayan [Кеосаян] é responsável por esse Western Soviético de crianças heroínas; uma das maiores referências do gênero “Ostern”.
Esta é a segunda adaptação para o cinema da mesma obra literária, a primeira é "Krasnye dyavolyata" do soviético-georgiano Perestiani [Перестиани] de 1923.