Planeta Vivo - Sibéria, a Floresta Congelada

1998

Siberia: The Frozen Forest

Este é o 27º de 32 episódios da série/ documentário “Enciclopédia da Natureza – Planeta Vivo”, lançado em VHS junto com 32 livros ilustrados sobre o reino animal. Uma produção da BBC em associação com a WNET-13 e distribuído no Brasil pela Editora Planeta.

A vasta região que se estende pelo norte da Rússia é uma terra de contrastes, onde cresce a maior floresta de coníferas do mundo, cobrindo uma extensão de dez mil quilômetros. Um território coberto de neve durante a maior parte do ano e que é o último reduto do almiscareiro, uma espécie de cervo quase extinta.
Assim como ele, outros animais selvagens como lobos, marmotas e pássaros, como o pequeno serezino, possuem uma característica comum: a sua capacidade para sobreviver a temperaturas muito baixas.
Mais ao sudeste encontra-se o lago Baikal, formado há mais de vinte milhões de anos, em cujas margens os ursos-pardos aproveitam o degelo para se alimentar com as milhares de moscas de água que surgem na superfície.
Os melhores especialistas se aventuraram nas águas para apresentarem as maravilhas que escondem nas suas profundezas. Florestas de esponjas, peixes transparentes e curiosos crustáceos, como o cavalo-do-Baikal, foram captados pelas câmeras em um extraordinário desfile de belas e espetaculares imagens.

1998

Elenco de Planeta Vivo - Sibéria, a Floresta Congelada