Porto Alegre - 100 Anos de Música

2014

Porto Alegre - 100 Anos de Música

Série em quatro episódios de 25 minutos produzida pela Estação Filmes e exibida pela TVE-RS. O tema são os 100 anos da música de Porto Alegre. O músico e pesquisador Arthur de Faria sai em busca dos diferentes ritmos e melodias, e principalmente dos variados personagens da história da música na Capital Gaúcha - uma história que começa em 1913 e vai até os dias atuais.

* Episódio 1 – Os Primórdios (1913-1930)
O primeiro episódio fala da música na virada do século XIX e suas influências multiculturais. Da Itália, Savério Leonetti traz a técnica e empreendedorismo que criaram a Casa A Electrica, gravadora pioneira da América Latina..

* Episódio 2 – Os Anos do Rádio (1930 – 1960)
Começa a grande Era do Rádio, seguida da febre dos conjuntos melódicos. É um mundo de glamour e big bands, anos dourados, onde o rock´n´roll começa a dar as caras. Surgem grandes nomes que rompem fronteiras, como Lupicínio Rodrigues e Elis Regina.

* Episódio 3 – O Maldito Rock Gaúcho (1960-2013)
Nos anos 60 forma-se o cenário diversificado do rock gaúcho, onde a televisão se solidifica como fenômeno de massa. A partir dessa cena, muitas bandas e artistas criaram uma forma muito específica de fazer rock, dos anos 60 até a grande explosão dos anos 80, culminando na nova geração em busca de seu espaço.

* Episódio 4 – Aquela Música que Não Tem Nome (1960-2013)
Os Festivais dos anos 60, a Bossa Nova e os precursores. O Auditório Araújo Vianna como o espaço mais democrático da cidade. Uma cena e a busca de uma identidade.

20 de Maio de 2014

Elenco de Porto Alegre - 100 Anos de Música