Porto da Minha Infância

2001

Porto da Minha Infância

“PORTO DA MINHA INFÂNCIA é um documentário que o Produtor Paulo Branco me convidou para fazer sobre a cidade do Porto, para a PORTO 2001 CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA.
Um documentário sobre o PORTO em 2001 era impossível agora, com a cidade em obras, e é cousa que poderei fazer depois. O que, por outro lado, foi bom, porque me proporcionou a oportunidade de evocar o Porto da minha infância, graças a algumas das minhas memórias, as mais simples e as mais ligadas à cidade. Considero o filme um documentário, embora tenha sido obrigado a algumas reconstituições, para que não ficasse reduzido a um álbum de fotografias. Finalmente, trata-se de certas recordações dum tipo de vida e de imagens de uma época passada que, embora relacionadas comigo, não constituem uma auto-biografia.”

Manoel de Oliveira

2001