2. > Curtas Metragens
  3. > Quadros de uma Exposição

Título Pictures at an Exhibition (Original)
Ano produção 2008
2008 ( Mundial )

Quadros de uma Exposição de Chris Marker segue uma idéia do compositor erudito russo Modest Mussorgsky (1839-1881) que em 1874 compôs uma peça para piano (homônima ao vídeo de Marker) baseada em uma visita que fizera a uma exposição de pinturas de um amigo. Marker segue a idéia original convidando o espectador a visitar uma exposição em uma galeria virtual onde expõe suas próprias obras. Seguindo o seu já famoso estilo, Marker leva-nos não apenas a ver belos trabalhos de arte plástica, mas principalmente a uma elegante reflexão sobre a história da humanidade através de referências cruzadas, onde se destacam a guerra, a política, a esquerda, o cinema, a pintura, Agnés Varda, a hegemonia dos EUA, e tantas outras.
Todo esse "passeio" é rico de um humor sutil e inteligente, a música de Arvo Pärt (Spiegel im Spiegel) contribui particularmente para uma experiência ampliada das obras apresentadas. Através do conjunto visual e sonoro, o "passeio" a esta galeria virtual que nos leva Marker promove uma espécie de meditação budista sobre a experiência humana entre o conjunto de sua história e o vazio de suas pretensões. Apesar disso esse pequeno vídeo não deixa de ser uma elegia a felicidade simples e descomplicada que permite a compaixão pelo esforço dos homens neste "campo de batalha"onde estamos todos vivendo um em consolo do outro.