3. > Que Viva México!

Título ¡Qué Viva México! - Да здравствует Мексика! (Original)
Ano produção 1979
1 de Agosto de 1979 ( Brasil )

Depois de revolucionar a edição cinematográfica com as montagens de Potenkin e A Greve, o diretor soviético Sergei Eisenstein, foi para Hollywood testar sua capacidade na Indústria Cinematográfica. Ignorado pelos produtores de filmes americanos, Eisenstein, Grigory Alexandrov e o Dir. de Fotografia Eduard Tisse, maravilhados com a etnia, geografia e a diversidade cultural mexicana, começaram a filmar um documentário altamente estilizado do povo e da sociedade volátil do México. Infelizmente, por problemas financeiros o diretor não conseguiu editar o filme.
Em 1979, com longas anotações, desenhos (story board) de próprio punho, e rigorosa orientação do mestre Eisenstein, Alexandrov conseguiu finalizar a melhor e definitiva versão e a mais próxima possível do projeto inicial. Que Viva México!, é uma combinação brilhante: etnográfica, política, dramática e surrealista; que influenciou fortemente diretores como: O. Welles - `It´s all true´, Jodorowsky - `El Topo´, Kolotazov - `Yo soy Cuba´ e os trabalhos de Sergio Leone. Com seqüências nos desertos exóticos de Tehuantepec, as majestosas e selvagens touradas, a `Guerra dos Peões´ e o inimaginável e hipnótico `Dia dos Mortos´, as soldadeiras; esta é mais uma obra-prima que se torna indispensável aos que apreciam o gênial e inigualável Eisenstein.