Quem Fala a Verdade Deve Morrer

Wie de Waarheid Zegt Moet Dood

Em 1975, uma tranquila praia italiana se chocou com o aparecimento do corpo, desfigurado, de um dos maiores cineastas e poetas que o mundo já viu: Pier Paolo Pasolini. Tão controversa quanto sua vida, sua morte tem até hoje mistérios difíceis de decifrar. Com base em conversas com seus discípulos, tais como Bernardo Bertolucci, o documentário Quem Fala a Verdade Deve Morrer (Wie de Waarheid Zegt Moet Dood, 1981) tenta descobrir a verdade por trás do terrível assassinato desse mito da sétima arte.

A produção analisa as teorias em torno do crime. Segundo a versão oficial, o cineasta, comunista e homossexual assumido, teria sido torturado e atropelado por um garoto de programa, de apenas 17 anos. Há quem acredite, porém, que se trata de uma conspiração do governo italiano.

Por meio de entrevistas e trechos de seus filmes, cria-se um retrato da enigmática morte de Pasolini.

1981