Cultura

'O Grande Gatsby', de Baz Luhrmann, vai abrir o Festival de Cannes

Filme volta a reunir diretor australiano e Leonardo DiCaprio
Tobey Maguire, Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan em cena de 'O Grande Gatsby' Foto: Divulgação
Tobey Maguire, Leonardo DiCaprio e Carey Mulligan em cena de 'O Grande Gatsby' Foto: Divulgação

PARIS (AP) — O Festival de Cannes terá um sabor americano este ano, com Steven Spielberg, um ícone de Hollywood, presidindo o júri e uma obra clássica da literatura dos EUA no evento de abertura: "O grande Gatsby".

A organização revelou nesta terça-feira que o novo filme de Baz Luhrmann, com Leonardo DiCaprio no papel principal, será exibido no festival, em 3D, no dia 15 de maio. No mesmo dia, o filme tem estreia nacional na França e em vários outros países. No Brasil, chega apenas em 14 de junho.

Luhrmann fez questão de ressaltar a ligação da história com a França, lembrando que F. Scott Fitzgerald escreveu "algumas das mais belas passagens" do livro numa casa na Riviera francesa, não muito longe de Cannes.

"O Grande Gatsby" é uma adaptação do romance de Fitzgerald, passado nos anos 1920 na costa leste dos EUA. O filme acompanha história de Jay Gatsby (DiCaprio), narrada por seu amigo Nick Carraway (Tobey Maguire). Carey Mulligan interpreta Daisy Buchanan.

Luhrmann e DiCaprio já haviam trabalhado juntos no romance "Romeu + Julieta", de 1996. O diretor australiano já foi premiado duas vezes em Cannes. Ele levou o prêmio "Un certain regard" por "Vem dançar comigo", em 1992, e a Palma de Ouro por "Moulin Rouge", em 2001.

O Festival de Cannes vai de 15 a 26 de maio.