Oscar 2013

Argo e As Aventuras de Pi são os destaques em uma premiação bastante divida

Filme de Ben Affleck leva o Oscar de Melhor Filme, enquanto As Aventuras de Pi é o mais premiado da noite.

Muita coisa aconteceu nessa 85ª edição do Oscar neste domingo (24/02). Em meio a uma apresentação pra lá de engraçada de Seth MacFarlane (com o seu humor negro e sarcástico), tivemos a volta dos musicais ao vivo, entre eles a emocionante apresentação do elenco de Os Miseráveis, e Adele cantando a canção Skyfall. Tivemos surpresas na premiação, como o empate na categoria Edição de Som, e até o tombo de Jennifer Lawrence… nessa que foi uma das melhores festas do Oscar dos últimos anos.

O criador de "Ted", Seth MacFarlane é o apresentador da 85ª Cerimônia do Oscar.

O criador de “Ted”, Seth MacFarlane é o apresentador da 85ª Cerimônia do Oscar.

A noite de premiação foi bastante dividida entre os principais filmes que estavam na disputa. As Aventuras de Pi foi o mais vitorioso com as suas 4 estatuetas. Argo levou 3 Oscars, sendo um deles o principal, o de Melhor Filme. Os Miseráveis também conquistaram 3 Oscars, e consagrou Anne Hathaway. O principal concorrente da noite, Lincoln de Steven Spielberg levou 2 Oscars, entre eles o de ator para Daniel Day-Lewis. Django Livre, e 007: Operação Skyfall também tiveram 2 Oscars. O Lado Bom da Vida, Amor e A Hora Mais Escura conquistaram 1 Oscar cada. Apenas Indomável Sonhadora dos que concorriam a Melhor Filme, saiu da premiação sem nenhum Oscar.

Logo de cara, o primeiro prêmio entregue foi o de Melhor Ator Coadjuvante. E a certeza da vitória de Christoph Waltz se confirmou. Nenhum dos adversários foram páreo para ele, que rende muito na mão de Quentin Tarantino. O ator já tinha levado um Oscar de Coadjuvante por Bastardos Inglórios.

Christopher Waltz recebendo o seu segundo Oscar na carreira.

Christopher Waltz recebendo o seu segundo Oscar na carreira.

Depois foi a vez de a Pixar ser dona da festa. O Curta de Animação Paperman levou o Oscar na sua categoria. E logo em seguida, o reino de Mérida e todo o mundo viu Valente levar o Oscar de Melhor Animação. As Aventuras de Pi começou a deixar a sua marca na premiação logo em seguida, ao receber os dois próximos Oscars, de Melhor Fotografia e Melhores Efeitos Visuais, onde “bateu” gente grande como Prometheus e Os Vingadores. Anna Karenina logo em seguida venceu o Oscar de Melhor Figurino e Os Miseráveis ganharam o Oscar de Melhor Maquiagem, vencendo o favorito na categoria O Hobbit: Uma Jornada Inesperada.

Os Vingadores sobem ao palco e entregam o Oscar de Efeitos ao seu adversário, As Aventuras de Pi.

Os Vingadores sobem ao palco e entregam o Oscar de Efeitos ao seu adversário, As Aventuras de Pi.

Depois das premiações de Curtas e de Documentários, foi a vez do favorito Amor de Michael Haneke vencer o Oscar de Melhor Filme Estrangeiro. Para logo mais sair um empate no Oscar. Empates são raros na premiação do Oscar. Este de Melhor Edição de Som para A Hora Mais Escura e 007: Operação Skyfall foi o sexto empate da história. O último aconteceu em 1994 na categoria Melhor Curta-Metragem.

Procurando não esquecer ninguém, Anne Hathaway faz um belo discurso.

Procurando não esquecer ninguém, Anne Hathaway faz um belo discurso.

Em um dos momentos mais esperados da noite, Anne Hathaway confirma o seu favoritismo e vence na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante. Amy Adams era a sua principal concorrente, mas a atuação de Anne foi incrível.

O gênio Quentin Tarantino recebe o Oscar de Melhor Roteiro Original.

O gênio Quentin Tarantino recebe o Oscar de Melhor Roteiro Original.

Mychael Danna venceu o Oscar de Melhor Trilha Sonora por As Aventuras de Pi, tirando do sempre favorito John Williams por Lincoln. Como já era esperado, Adele venceu na categoria Canção Original com Skyfall, tema do novo filme de James Bond. Chris Terrio venceu na categoria Roteiro Adaptado por Argo. E sem surpresas, outro prêmio que já era certo, era o de Quentin Tarantino pelo Roteiro Original de Django Livre.

Depois de vencer em 2006, Ang Lee volta a receber o Oscar de Melhor Diretor.

Depois de vencer em 2006, Ang Lee volta a receber o Oscar de Melhor Diretor.

Sem Ben Affleck na disputa pela estatueta,  uma das grandes surpresas da noite foi a vitória de Ang Lee como Melhor Diretor. Muito se falava em Steven Spielberg ou Michael Haneke, mas, correndo por fora, Ang lee vence o seu segundo Oscar.

Depois de cair, Jennifer Lawrence exibe o seu valioso prêmio.

Depois de cair, Jennifer Lawrence exibe o seu valioso prêmio.

Favorita do público mas não da crítica, Jennifer Lawrence venceu o Melhor Atriz com a sua interpretação em O Lado Bom da Vida, derrubando a favorita Emmanuelle Riva de Amor, e Jessica Chastain de A Hora Mais Escura. Jennifer ficou tão nervosa com a conquista, que caiu nos degraus, quando caminhava para receber o Oscar. A atriz chegou a se irritar com os fotografos que ficaram dizendo para ela “ter cuidado com os degraus”. Jennifer acabou mostrando o dedo para eles.

foto_09

Enquanto alguns prêmios eram surpresas, um deles já tinha dono certo. O Oscar de Melhor Ator já estava nas mãos de Daniel Day-Lewis. A sua interpretação como Lincoln, valeu ao ator o seu terceiro Oscar. Day-Lewis se transforma no maior vencedor da categoria. Jack Nicholson também tem três Oscars, só que um deles é de Coadjuvante. Já Day-Lewis tem os três como ator principal.

Melhor da história? Day-Lewis recebe o seu terceiro Oscar de Ator Principal.

Melhor da história? Day-Lewis recebe o seu terceiro Oscar de Ator Principal.

O prêmio mais aguardado da noite. O relógio marcava quase 02:00 da manhã quando Jack Nicholson entrou no palco para anunciar ao lado de Michelle Obama (diretamente da Casa Branca), que Argo é o Melhor Filme do ano.

Ben Affleck discursa após a vitória de "Argo", sob os olhares atentos do produtor George Clooney.

Ben Affleck discursa após a vitória de “Argo”, sob os olhares atentos do produtor George Clooney.

Confira abaixo, a lista com todos os vencedores:

Melhor Filme: Argo;
Melhor Ator: Daniel Day-Lewis, (Lincoln);
Melhor Atriz: Jennifer Lawrence, (O Lado Bom da Vida);
Melhor Diretor: Ang Lee, (As Aventuras de Pi);
Melhor Roteiro Original: Quentin Tarantino, (Django Livre);
Melhor Roteiro Adaptado: Chris Terrio, (Argo);
Melhor Canção Original: Adele, com Skyfall, (007: Operação Skyfall);
Melhor Trilha Sonora: Mychael Danna, (As Aventuras de Pi);
Melhor Direção de Arte: Lincoln;
Melhor Edição: Argo;
Melhor Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway, (Os Miseráveis);
Melhor Edição de Som: A Hora Mais Escura e 007: Operação Skyfall;
Melhor Mixagem de Som: Os Miseráveis;
Melhor Filme Estrangeiro: Amor, (Áustria);
Melhor Documentário: Searching for Sugarman;
Melhor Curta-Documentário: Inocente;
Melhor Curta-Metragem: Curfew;
Melhor Maquiagem: Os Miseráveis;
Melhor Figurino: Anna Karenina;
Melhores Efeitos Visuais: As Aventuras de Pi;
Melhor Fotografia: As Aventuras de Pi;
Melhor Animação: Valente;
Melhor Curta-Animação: Paperman;
Melhor Ator Coadjuvante: Christoph Waltz, (Django Livre).

Depois dessa grande festa, e de muitos filmes com qualidade na disputa desse ano, nos resta esperar que no ano que vem tudo isso se repita. Uma grande festa, com grandes filmes.

Evilmar S. de Almeida é comentarista de cinema do Claquetes. Instrutor de Informática por profissão e cinéfilo por natureza, é fundador e Editor Chefe do Claquetes desde 2011.

Deixe um comentário