domingo, 25 de dezembro de 2016

O Manto Sagrado


O MANTO SAGRADO




Estrelado por Richard Burton (Alexandre- O Grande), Victor Mature (Sansão e Dalila), Jean Simmons (Da Terra Nascem os Homens), Jay Robinson (A Rainha Tirana) e Hayden Roarke (série Jeannie é Um Gênio)
Dirigido por Henry Koster
Ano: 1953


Uma superprodução bíblica, esses filmes eram um grande sucesso na época atraindo multidões ao cinema. Essa produção da Fox foi o primeiro filme a usar a técnica do Cinemascope, uma tecnologia de filmagem e projeção que deu origem aos filmes em widescreen. O Manto Sagrado foi indicado a cinco Oscar: Filme, Ator para Richard Burton, Fotografia, Direção de Arte e Figurino, ele ganhou dois prêmios: Figurino e Direção de Arte.





Roma é a mais próspera cidade de sua época, no mercado de escravos o tribuno Marcellus Gallio reencontra sua paixão de infância Diana, ela está prometida para o herdeiro do imperador Calígula. Marcellus não gosta do imperador e o desafia em público pela compra do escravo Demetrius.




Para punir o ato de insolência de Marcellus, Calígula o envia para Jerusalém, considerado o pior local do mundo para um soldado romano servir. Diana confessa que ainda está apaixonada por Marcellus e promete interceder por ele junto ao imperador Tiberius. Marcellus vai para Jerusalém e junto leva seu escravo Demetrius.




Chegando em Jerusalém eles presenciam a chegada do Messias a cidade em cima de um burro e Demetrius fica fascinado por esse profeta. Marcellus é um soldado relapso que não se importa com o que está acontecendo na cidade, ele inclusive ordena a captura do Messias para acalmar a população.




Demetrius tenta avisar o Messias mas não chega a tempo, ele só encontra um homem que lhe diz que Jesus foi traído por um homem covarde e pede que Demetrius propague a palavra de Deus, esse homem é Judas.




Pôncio Pilatos chama Marcellus para uma reunião, ele conseguiu sua transferência mas antes de partir o tribuno deve realizar uma crucificação, um fanático que está agitando a população. Marcellus comanda a crucificação de Jesus enquanto Demetrius fica consternado com a morte desse mestre.




Em um jogo de dados os soldados apostam o manto do crucificado e Marcellus o ganha. Uma grande tempestade assola a cidade e quando se cobre com o manto Marcellus sente todo o poder de Deus. Demetrius se rebela contra seu amo e contra o império romano e foge com o manto.




Marcellus retorna para Roma mas seu estado de saúde é grave, ele tem visões e pesadelos. O imperador Tiberius recebe Marcellus e vendo o seu estado de saúde ele ordena que o tribuno volte a Jerusalém para destruir o manto que, segundo os especialistas, o enfeitiçou, Diana promete esperar até que seu amado retorne dessa missão.




Marcellus vai a todas as aldeias da Galileia para procurar o manto, em Canaã ele conhece o idoso Justus que lhe mostra algumas das maravilhas de Jesus. Marcellus não entende os propósitos de Jesus e começa a sentir-se ainda pior pelo que ele fez ao ver a bondade e caridade das pessoas.




Marcellus descobre que o grego e o pescador estão na cidade, assim são chamados Demétrius e o apóstolo Pedro. Marcellus encontra seu antigo escravo, ele está com o manto mas Marcellus não consegue destruí-lo, ao contrário ele começa a creditar no que dizem os cristãos.




Demétrius apresenta Marcellus ao apóstolo Pedro, durante a pregação Justus é morto pelos soldados romanos que tem ordens para acabar com todos os cristãos. Marcellus ainda tem ordens de Roma que o deixam no comando e para impedir um massacre Marcellus desafia um Centurião para uma luta de espadas, Marcellus vence e os soldados se retiram.




Pedro conta a verdade sobre o que aconteceu na noite em que Jesus morreu e Marcellus lhe conta que foi ele quem crucificou Jesus então Pedro convida o tribuno para seguir junto com ele e Demétrius pregando a palavra de Deus.




Um ano depois Calígula convoca Diana para uma reunião, ele descobriu que Marcellus virou cristão e está em Roma pregando a palavra de Deus, o imperador capturou Demétrius e o estão torturando para que o grego entregue seus companheiros. 



Diana reencontra Marcellus, apesar de todas as dificuldades eles continuam apaixonados. Marcellus monta um grupo para ir até o palácio resgatar Demétrius, como Marcellus conhece bem o local onde ele está sendo mantido prisioneiro o plano é um sucesso e eles resgatam Demetrius. Calígula fica irado com essa fuga e promete acabar com todos os soldados se eles não conseguirem encontrar os dois.




Um grupo de soldados revista a casa do senador Gallio mas não encontram seu filho por lá já que Marcellus e Demétrius estão em uma sala secreta. Um médico é chamado para cuidar de Démetrius mas ele diz que o homem irá morrer então chega Pedro e o ferido milagrosamente se recupera.




Ficar na cidade é perigoso para todos então Marcellus e Demétrius vão para o esconderijo dos cristãos, no caminho eles são descobertos e perseguidos. Para salvar a vida de seu amigo Demétrius, o tribuno Marcellus se entrega e agora ele será levado a julgamento perante o imperador Calígula, qual será o destino desse homem que foi tocado por Jesus?




Produção excelente, uma história edificante e inspiradora. Interessante notar que os personagens foram habilmente inseridos nas histórias bíblicas, várias referências aparecem ao longo da história, já o personagem de Jesus aparece sempre ao fundo ou de relance apesar de toda sua importância e influência no filme. O filme foi um grande sucesso tanto que gerou uma continuação, o filme Demetrius e Os Gladiadores que segue a história mostrada aqui, revelando o que aconteceu com o ex escravo Demetrius depois de sua fuga no final do filme. Um filme indicado para toda a família.




Leia também clássicos de Hollywood:

Festim Diabólico

Texas Rangers

A Marca do Zorro




Nenhum comentário:

Postar um comentário