terça-feira, 10 de janeiro de 2017

13 Fantasmas


13 FANTASMAS




Dirigido por William Castle
Ano: 1960


Do famoso produtor de histórias de terror William Castle, entre os filmes que produziu estão A Casa dos Maus Espíritos, Força Diabólica, Almas Mortas, A Máscara do Horror e O Bebê de Rosemary. Castle ficou famoso pela forma criativa que promovia seus filmes, em 13 Fantasmas ele oferecia a opção para os corajosos de ver os fantasmas do filme com o processo Ilussion-O, uma variação dos óculos 3-D, já os mais temerosos poderiam assistir o filme sem os óculos e não ver os fantasmas, abaixo uma foto dessa invenção.






O professor Cyrus Zorba está passando por dificuldades financeiras, a família está devendo o aluguel e perde todos os móveis bem no dia do aniversário do caçula Buck. Ao apagar as velas de seu bolo ele deseja uma casa mobiliada e bem nessa hora chega um telegrama, seu pai herdou um velho casarão, seu desejo se realizou.




Cyrus e sua esposa Hilda vão até o advogado Benjamin Rush que lhes explica o caso, o excêntrico dr. Zorba deixou a casa para seu sobrinho distante, segundo o advogado a casa tem uma coleção de fantasmas. Ele também recebe um pacote onde tem um estranho par de óculos.




A família se muda para a casa, Cyrus, Hilda, a filha mais velha Medea e Buck, a governanta Elaine que mora na casa há vários anos fica com a família. Benjamin vai visitar a família bem na hora que Buck acha uma tábua Ouija. Eles decidem brincar e a tábua responde que tem treze fantasmas na casa e que eles vão machucar alguém.




Cyrus acha que foi tudo uma brincadeira das crianças mas a noite os fantasmas aparecem pela casa, o professor ouve sons estranhos e vai investigar. Com a utilização dos óculos ele consegue enxergar alguns dos fantasmas. Sua reação é surpreendente, ao invés de ficar apavorado e alertar a família ele prefere levar um manuscrito de seu tio que está em latim para traduzir e tentar descobrir a verdade sobre esses fantasmas.




Cyrus descobre que seu tio pegou onze fantasmas ao redor do mundo e ele próprio se tornou o 12° fantasma e no livro já tem o espaço para o 13° fantasma, tudo indica que será alguém da família. Hilda pede que o marido volte urgente para casa, os fantasmas estão destruindo a cozinha. Eles perguntam a Elaine a verdade sobre os experimentos de seu tio e ela revela que ele pegou todo o seu dinheiro e o escondeu em algum lugar da casa.




Na segunda noite na casa um dos fantasmas entra no quarto de Medea o que deixa a jovem aterrorizada. Buck encontra os óculos especiais, ele vai até o porão onde encontra o fantasma de um mágico sem cabeça e de um leão. Depois Buck acha 300 dólares perto da escada, ele conta ao advogado Benjamin que pede para ele guardar segredo assim os dois poderão procurar o dinheiro sem serem interrompidos, parece que o advogado não é quem a família imagina.




Cyrus resolve fazer uma sessão espírita para perguntar ao dr. Zorba onde está o dinheiro, Elaine comanda a sessão que também tem Hilda e Medea. Eles conseguem contatar seu espirito que possui o corpo de Cyrus e ele diz que essa noite um deles irá morrer para se tornar o fantasma número treze conforme ele previu.




Buck encontra o dinheiro sob a escada mas Benjamin o engana para que eles só revelem o segredo no outro dia pela manhã. Durante a madrugada o advogado entra na casa para pegar o dinheiro e acabar com as provas, ou seja, se livrar de Buck mas, conforme dito pelo espírito do dr, Zorba, nessa noite eles terão o 13° fantasma.




Uma produção interessante, filme de baixo orçamento que é simples porém eficaz. A história é bem conduzida embora tenha que se destacar que a inocência e a calma das ações dos personagens, mesmo a casa cheia de fantasmas eles seguem uma rotina normal e também todos aceitam o sobrenatural sem nenhuma surpresa. Os efeitos especiais são fracos, um pouco mais de investimento nessa parte e poderíamos ter um grande filme. 




13 Fantasmas foi refilmado em 2001, produção estrelada por Tony Shaloub, o Monk e Shannon Elizabeth de American Pie. O novo filme tem efeitos especiais de primeira e fantasmas muito mais ameaçadores que os vistos aqui porém o roteiro é ridículo o que acaba com filme. As vezes dinheiro não é tudo, mais importante é ter pessoas talentosas e criativas.




Leia também filmes de fantasmas:

407- O Voo das Trevas

Luzes do Além




Nenhum comentário:

Postar um comentário