segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Hércules no Centro da Terra


HÉRCULES NO CENTRO DA TERRA




Estrelado por Reg Park (O Desafio dos Gigantes) e Christopher Lee (Drácula)
Dirigido por Mario Bava
Ano: 1961


Produção italiana com o astro do fisiculturismo Reg Park, vencedor do concurso de Mr. Universo em 1951, 1958 e 1965. Park atuou em somente cinco filmes sendo duas produções do herói Hércules, além dessa ele também fez Hércules na Conquista da Atlântida também de 1961. Essa produção foi dirigida por Mario Bava, famoso realizador de produções de terror como Banho de Sangue e A Máscara de Satã, pode-se notar a mão do diretor nas cenas finais onde Hércules enfrenta mortos vivos descendo o braço nessa criaturas.






Hércules e seu amigo Teseu são atacados por um grupo de bandidos mas eles conseguem derrotá-los facilmente. Hércules está voltando pra Ecália para se casar com sua amada Deianira enquanto Teseu fica com sua nova namorada Jocasta. Quem ordenou o ataque foi o maligno Lyco que quer a morte de Hércules para que ele possa se tornar o rei de Ecália.




Hércules chega até a cidade onde é saudado com entusiasmo pelos habitantes porém ele tem péssimas notícias. Deianira que é a herdeira do trono perdeu a razão e está sendo mantida escondida por seu tio Lyco que enquanto isso governa o local. Hércules descobre que é verdade, ela está fora de si e não se lembra de nada nem de seu noivo.




Segundo Lyco, Deianeira está enfeitiçada por forças malignas e a única forma de salvá-la é pedindo a ajuda dos oráculos. De acordo com os oráculos a única forma de salvar sua amada é encontrar uma pedra brilhante que está no reino de Hades, o Reino dos Mortos, lugar do qual ninguém jamais conseguiu voltar. Hércules está disposto a tudo e terá a ajuda de Teseu e de Telemaco, um guerreiro não muito valente.




Para conseguir chegar ao reino de Hades primeiro eles tem que conseguir o barco de Sunis, uma tarefa fácil, depois eles tem que ir até o reino de Hésperides, um local habitado somente por mulheres e que vive na constante escuridão. Nesse local eles tem que conseguir a maçã dourada que irá permitir a eles entrar e sair em segurança do Reino dos Mortos.




Hércules consegue pegar a maçã dourada e retorna bem a tempo de salvar Teseu e Telemaco de um monstro de pedra. De posse da maçã, Hércules e Teseu vão até o submundo onde são tentados pelas criações de Hades e também tem que descobrir o caminho em meio a miragens e lamentos dos mortos. Eles chegam até o local onde fica a pedra mágica mas em volta dela tem um rio de lava.




Hércules e Teseu vão até a pedra com através de uma corda mas Teseu não suporta o calor e cai. Hércules continua a jornada e consegue a pedra que irá salvar Deianira. Teseu acorda no Reino dos Mortos próximo a uma bela mulher e ele se apaixona a primeira vista, a moça não diz seu nome mas ajuda Teseu a encontrar uma saída do local e ela pede que Teseu não conte a Hércules sobre ela.




Hércules fica muito feliz ao ver que seu amigo está vivo, os dois e Telemaco retornam para Ecália para salvar Deianira onde encontram uma cidade arrasada. A moça que voltou com Teseu é Pérsefone, filha favorita de Plutão que jogou uma praga sobre a cidade que irá durar até que sua filha retorne mas Teseu não está disposto a abrir mão de sua amada.




Hércules consegue recuperar a sanidade de Deianira mas Lyco não está disposto a entregar o poder para ela, ele pede ajuda do Reino das Trevas que lhe prometem poder eterno se ele matar Deianira durante o eclipse e pra isso ele tem que se livrar de Hércules. Lyco engana o herói fazendo ele ir atrás de Teseu lhe contando quem ele trouxe do submundo.




Lyco sequestra Deianira e está pronto para matá-la, sua única esperança é Hércules mas primeiro nosso herói terá que convencer Pérsefone a retornar a seu lar e depois ele terá que enfrentar um exército de mortos vivos, será que ele irá conseguir vencer todos esses obstáculos?




Típica aventura do gênero sandália e espada, uma época onde não existiam efeitos computadorizados então tinham que usar a imaginação. Truques de câmera, maquetes, cenários falsos, maquiagem e efeitos sonoros funcionavam para passar a ilusão de mundos fantásticos, assistindo hoje em dia são filmes simples mas que mantém o seu charme.




Leia também filmes italianos:

Hércules

Promessa de Sangue

Os Pistoleiros do Oeste




Nenhum comentário:

Postar um comentário