sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Tomé


TOMÉ




Dirigido por Raffaele Mertens
Ano: 2001


A história de um dos apóstolos de Jesus, esse filme conta a história da Dúvida de Tomé, episódio narrado em João 20:24-29. O termo tem sua origem no relato sobre o apóstolo Tomé que duvidou da ressurreição de Jesus e exigiu tocar suas chagas para que se convencesse. Após ver Jesus revivido e receber a oferta de tocar nas chagas, Tomé professou sua fé em Jesus. Por isso ele é também conhecido como "Tomé, o Crente" após o evento.






A história começa logo após a morte de Jesus, o impetuoso Tomé chega tarde demais, seu mestre já foi crucificado, seu corpo está sendo levado por soldados romanos até o sepulcro da família de José de Arimateia. Os cristãos que estão acompanhando o cortejo, Tomé, Maria Madalena, João e Maria conseguem escapar graças a piedade do centurião romano Longinus.




Todos vão a casa onde os discípulos estão refugiados e Tomé fica nervoso com a passividade de seus companheiros quanto a morte de Jesus, ele quer vingança enquanto os outros acreditam nas palavras de Jesus que disse que iria retornar. Os discípulos estão sendo procurados, ele querem voltar para a Galileia enquanto Tomé quer resgatar o corpo de Jesus para que ele possa ter um enterro decente.




Pilatos interroga José de Arimateia que nega ser um dos seguidores de Cristo. Durante a noite Tomé vai até a sepultura de Cristo, ele é pego por Longinus que mais uma vez poupa sua vida. No outro dia Tomé vai falar com José de Arimateia, ele pede ajuda para recuperar o corpo de seu mestre e ele concorda então os dois vão falar com o Caifás.




José de Arimateia e Tomé tem uma reunião com o Caifás que concorda em liberar o corpo de Jesus com a concordância de Pilatos. O centurião Longinus está vigiando o sepulcro de Cristo na terceira noite de sua morte quando ele vê uma luz branca que o cega.




Na manhã seguinte Maria Madalena chega com a notícia que o corpo de Jesus sumiu. Pedro, Tomé e João vão até o sepulcro onde só encontram a mortalha que o envolveu. Pilatos interroga os soldados que estavam tomando conta do sepulcro e fica espantado com a história de Longinus, ele manda exilar o centurião e vai até a sepultura com seus soldados.




Maria Madalena é a primeira a ver o mestre ressuscitado, ela conta aos discípulos mas eles tem dificuldades de acreditar especialmente Tomé que vai até a sepultura para procurar Cristo. Ele não encontra seu mestre mas consegue ouvir a história inventada por Pilatos e seu soldado Caius, eles culpam os discípulos pelo roubo do corpo e prendem José de Arimateia como cúmplice.




Tomé quer a todo custo encontrar o corpo de seu mestre, com a ajuda de Joana ele consegue entrar nas masmorras de Pilatos e fala com José de Arimateia que diz que ele deve confiar em Jesus e suas profecias. Tomé continua a sua busca, ele encontra Caius que diz saber onde está o corpo de Jesus.




Tomé retorna para os discípulos para contar a novidade mas chegando lá ele tem uma grande surpresa, Jesus visitou os discípulos logo após ele sair o que o deixa ainda mais descrente e Tomé afirma que só poderá acreditar no retorno de Jesus se ele puder colocar suas mãos nas chagas dele então ele sai para trazer o corpo de seu mestre e provar que estão todos enganados.




Caius leva Tomé até uma sepultura subterrânea com vários corpos onde ele tenta enganar o discípulo com outro morto mas Tomé não acredita, seguindo o ensinamento de seu mestre ele salva a vida de seu inimigo Caius que retribui lhe dizendo onde Longinus está preso.




Tomé vai até o deserto onde os bandidos e traidores são deixados para morrer, ele encontra Longinus que ficou cego e está a beira da morte. Tomé o leva até os Essênios que cuidam dele e lá Longinus conta o que viu naquela noite, enquanto ele guardava a sepultura ele viu cristo ressuscitar.




Tomé não entende porque Jesus não aparece pra ele que sempre foi um de seus mais fiéis seguidores, afinal desde que retornou ele já apareceu para Maria Madalena, todos os discípulos e seguidores, para sua mãe e até para um soldado romano, Tomé se pergunta o que fez de errado para que o mestre não confie nele.




Tomé fica arrependido de seus atos e sua falta de fé, ele volta para seus amigos discípulos para pedir perdão, ele descobre que José de Arimateia foi libertado e finalmente recebe a visita de Jesus que pede que ele toque sua feridas então finalmente Tomé acredita ao que Jesus lhe diz a famosa passagem bíblica "Tu crestes porque me vistes, bem aventurados aqueles que não viram e creram".




Excelente produção, esse telefilme italiano pertence a uma série de filmes bíblicos realizado no país sempre com os mesmos atores. A história de Tomé é marcada por essa passagem, ele é citado em outras passagens bíblicas onde é mostrado seu caráter e seu pensamento. Após a ressurreição de Jesus, Tomé continuou disseminando a sua palavra, ele foi até a Índia tendo sido o primeiro dos católicos do Leste.




Leia também filmes bíblicos:

O Manto Sagrado

O Quarto Sábio




Nenhum comentário:

Postar um comentário