domingo, 2 de abril de 2017

O Demônio dos Seis Séculos


O DEMÔNIO DOS SEIS SÉCULOS




Estrelado por Scott Glenn (Silverado)
Dirigido por Bill Norton
Ano: 1972


Telefilme produzido nos ano 70, uma pequena produção que fez muito sucesso quando foi exibida na rede CBS, seus efeitos especiais e maquiagem que hoje são considerados simples eram inovadores para a época e surpreendentes por estarem em um telefilme tanto que ele ganhou o prêmio Emmy de Melhor Maquiagem. 





Esse foi o primeiro filme do mago dos efeitos especiais Stan Winston que demostrou todo o seu talento mesmo com um baixo orçamento e pouco tempo de trabalho, o filme foi produzido em apenas 18 dias. Depois desse excelente começo Winston construiu uma das maiores carreiras de Hollywood, ele venceu o Oscar 4 vezes: Efeitos Especiais e Maquiagem por O Exterminador do Futuro 2- O Julgamento Final, Efeitos Visuais por Aliens- O Resgate e Parque dos Dinossauros, também trabalhou em O Enigma de Outro Mundo, O Predador, Edward Mãos de Tesoura, Batman- O Retorno, Congo, Pânico no Lago e Homem de Ferro, realmente um dos maiores profissionais que o cinema já viu, Winston faleceu em 2008.




A jovem Diana Boley vai até o México para se encontrar com o seu pai, o escritor Mercer Boley que está no país fazendo pesquisas para o seu novo livro. Mercer foi procurado por um americano que mora no deserto que disse ter uma história incrível para lhe contar, ele ficou curioso e vai procurar esse homem.




Mercer e Diana chegam até um museu de coisas estranhas localizado no meio do deserto onde conhecem o tio Willie que viu Mercer na tv e quer escrever um livro junto com ele. Willie mostra o esqueleto que ele achou no deserto de uma estranha criatura com asas, Mercer fica impressionado e resolve escutar sua história.




Tio Willie conta uma lenda indígena sobre estranhas criaturas que vem diretamente do inferno a cada seis séculos para tentar dominar o mundo quando eles são atacados por uma criatura voadora que provoca um incêndio no galpão onde eles estão o que causa a morte de Willie.




Mercer e Diana conseguem pegar o crânio da criatura e fogem, eles são perseguidos pela criatura voadora que ataca o carro mas eles conseguem escapar e chegar até a cidade. Os dois vão para o hotel da cidadezinha e no outro dia eles procuram a polícia para falar sobre a morte do tio Willie mas não contam sobre a criatura.




Chegando ao local eles encontram um grupo de motoqueiros que são presos pelo chefe de polícia como suspeitos pelo incêndio e Diana não entende como o pai pode deixar inocentes serem presos para proteger seu livro. Durante a noite o quarto em que Mercer e Diana estão é atacado por estranhas criaturas parecidas com repteis, elas conseguem pegar o crânio mas uma delas é atropelada por um caminhão e morre.




Mercer leva o corpo para o quarto, ele pretende levá-lo para Los Angeles ainda essa noite então Diana foge e vai até a delegacia para tentar libertar os inocentes motoqueiros e ela promete ao líder deles, o valente Reeger que irá provar que os culpados são as estranhas criaturas e claro que ninguém acredita nela.




Quando estão prestes a embarcar no carro para sair da cidade Mercer e Diana são atacados pelas estranhas criaturas incluindo o líder do grupo que é a criatura com asas, eles deixam Mercer desacordado e sequestram Diana levando-a até a caverna onde vivem.




Mercer vai pedir ajuda da policia para resgatar a filha, como a cidade só tem três policiais disponíveis o xerife concorda em libertar os motoqueiros para ajudar nas buscas e, por incrível que pareça, eles auxiliam a policia apesar de tudo.




Na caverna Diana descobre que as criaturas são gárgulas, seres lendários que voltaram para tentar conquistar a Terra e para isso elas querem aprender sobre os humanos, eles sequestraram Diana para ela ler para eles que assim vão conhecer os pontos fracos do inimigo, ver uma gárgula milenar com um livro na mão é tão surpreendente quanto ridículo.




Os ovos das gárgulas estão começando a eclodir enquanto isso o grupo de busca está chegando próximo da caverna o que leva as gárgulas a atacar e matar vários dos membros da expedição. O líder do bando, mesmo tendo asas, vai até os homens montado em um cavalo o que lembra o personagem Vingador da Caverna do Dragão. Ele leva Mercer até a caverna onde conta pra ele seus planos de dominação e agora ele é o único que pode salvar o mundo.




Um suspense interessante, na sua época foi um filme que tirou o sono de muita gente mas hoje seus efeitos e maquiagem parecem simples, em alguns momentos são até meio ridículos. O roteiro é interessante e os personagens foram bem construídos, vale como destaque a presença do ator Scott Glenn como o motoqueiro Reeger, um de seus primeiros papéis, depois ele atuaria em sucessos como Os Eleitos, Silverado, Caçada ao Outubro Vermelho, O Silêncio dos Inocentes, Limite Vertical, Dia de Treinamento e O Ultimato Bourne. Para um telefilme de baixo orçamento feito há 45 anos atrás essa produção pode ser considerada acima da média, vale a pena conhecer.




Leia também telefilmes:

O Carro Desgovernado

Julgamento em West Point

Floresta dos Suicidas




3 comentários:

  1. O filme é muito bom para a época . Só alguns gárgulas são mal feitos . Assistia muito no final dos anos 70 e nos anos 80 . Comprei o filme , assisti hoje novamente e confesso que gostei muito . A estória é muito boa mais vê-se que é um filme barato e com alguns erros . Eu sou um dos que fiquei com medo do filme e até sonhei com o gárgula chefe que parece mais um demônio . Destaque para a esposa do gárgula chefe que parece ser boazinha e possui uma aparência totalmente diferente do marido . Filme nota 8,0 em minha opinião .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, um excelente filme que marcou toda uma geração que assistiu esse filme na tv, não tive essa felicidade, só fui conhecê-lo através da internet mas felizmente com a dublagem original.

      Excluir
  2. Esse é o mesmo filme que passava na Tvs começo dos anos 80 com o nome "os demônios"?

    ResponderExcluir