domingo, 7 de maio de 2017

Plano 9 do Espaço Sideral


PLANO 9 DO ESPAÇO SIDERAL




Estrelado por Bela Lugosi (Drácula)
Dirigdo por Ed Wood
Ano: 1959


Esse é considerado simplesmente o pior filme da história do cinema, uma grande honraria em meio a tantos filmes ruins que são feitos todos os anos porém, ao assistir essa produção, vê-se claramente que esse é um título exagerado. O filme tem muitos erros e furos de roteiro além de efeitos especiais precários porém ele apresenta algumas boas ideias e uma crítica social bem atual, o filme tem seu charme precário que o torna uma sci fi trash divertida para os fãs de filmes B.





O filme começa com um narrador falando sobre a história que é baseada em chocantes fatos reais acontecidos em uma pequena cidade onde ladrões de covas do espaço exterior aterrorizaram toda uma cidade e até mesmo o país.




Na pequena cidade de San Fernando a esposa de um homem velho morre e acompanhamos seu enterro no raiar do dia. A seguir acompanhamos o piloto de avião Jeff Trent e sua tripulação que avistam um disco voador rondando o avião. Esse mesmo disco pousa no cemitério onde os coveiros estão terminando o sepultamento.




O homem velho, que é chamado assim mesmo no filme, abandona sua casa pouco antes de morrer. No cemitério a esposa do homem velho sai de sua cova com um visual de vampira e a seguir é o idoso que ressuscita para espanto dos funcionários do cemitério que chamam a policia.




Os policiais investigam as sepulturas e o inspetor Dan Clay é morto pelo homem velho e a esposa. Jeff conta para sua esposa Paula sobre o disco voador que ele viu e como o governo proibiu qualquer declaração sobre isso. 




Os discos voadores começam a ser avistados por todo o país o que leva o exército a iniciar um ataque em larga escala contra os invasores do espaço comandados pelo coronel Edwards que também tem a missão de manter em segredo essa invasão alienígena.




A seguir entramos na nave alienígena que é comandada por sua Excelência, ele recebe um relatório de seu oficial Eros e sua imediata Tanna sobre o progresso dos planos de invasão na Terra. As coisa não estão dando certo então eles decidem por em prática o plano 9 que consiste em ressuscitar os mortos que são mais facilmente controláveis o que já deu certo com duas pessoas que voltaram dos mortos.




O homem velho ataca Paula mas ela consegue fugir enquanto isso o inspetor Clay é o terceiro a retornar dos mortos. Eros e Tanna pousam o disco voador no cemitério onde eles recebem os três ressuscitados em sua nave enquanto isso a policia liderada pelo tenente Harper descobre que a cova de Clay também está vazia.




O Pentágono envia o coronel Edwards até San Fernando para investigar as aparições de alienígenas. Eros e Tanna levam um dos ressuscitados para a nave mãe onde um defeito na arma que o controla quase acaba em tragédia. 




O coronel Edwards e o tenente Harper vão conversar com Jeff e Paula Trent quando são atacados pelo homem velho que resiste a todos os tiros até ser desmaterializado por um raio da nave espacial. Os quatro vão até o cemitério para procurar a nave, enquanto Paula fica esperando no carro os homens vão até a nave.




Eles conseguem entrar no disco voador onde tem um contato imediato recheado de violência e acusações mútuas sobre a guerra entre os humanos e alienígenas que ainda sequestram Paula para usá-la como trunfo nessa luta, quem irá vencer essa guerra espacial?




O filme apresenta uma invasão alienígena com dois ets vestidos como militares humanos e um exército de três mortos vivos que eles acreditam que podem dominar o mundo mesmo eles não fazendo nada de ameaçador durante todo o filme. A direção inapta de Ed Wood não atrapalha o filme que é claramente feito por um amante do cinema que não tinha recursos para fazer uma produção desse porte. Falando em dinheiro essa obra prima foi financiada pela Igreja Batista que ficou com todo o pouco dinheiro que a produção rendeu na época. 




Com o passar dos anos Plano 9 do espaço Sideral foi se tornando cada vez mais cult especialmente depois do filme Ed Wood de Tim Burton onde Johnny Deep vive o cineasta e é mostrado os bastidores dessa produção. Como última curiosidade esse foi o último filme do lendário Bela Lugosi, o Drácula dos filmes da Universal da década de 30 que morreu durante a produção sendo substituído por um dublê que escondia o rosto por baixo da capa em todas as suas cenas para não ser reconhecido. No fim das contas "O pior filme da história" não é tão ruim assim.




Leia também clássicos B:

A Mulher Vespa

Mundos Que Se Chocam

Guerra Entre Planetas




Nenhum comentário:

Postar um comentário