Tomorrowland: um lugar onde nada é impossível

by 15:04 0 comentários
Casey Newton maravilhada com uma cidade de Tomorrowland

Visual, criativo e futurista, o novo blockbuster da Disney agrada àqueles que procuram lindas fotografias nas telonas do cinema. Na narrativa, os sonhadores Frank Walker (George Clooney) e Casey Newton (Britt Robertson) se encontram em uma aventura atemporal para salvar o mundo do futuro certo que o espera.

O filme nos apresenta dois lugares muito diferentes. No tempo presente, o nosso mundo, onde há todas as adversidades conhecidas, e um mundo futurístico onde só as pessoas mais inteligentes e criativas habitam: Tomorrowland. É um lugar repleto de criações científicas e futurísticas que encantam qualquer pessoa. E é para este lugar onde "nada é impossível" que a simpática e misteriosa Athena (Raffey Cassidy) leva, por meio de uma medalha que serve como transporte, os protagonistas. Mesmo contra a vontade do mal humorado e pessimista David Nix (Hugh Laurie, o eterno Dr. House).

Ao tocar na medalha dada por Athena aos escolhidos para conhecerem o futuro, Casey Newton é transportada para Tomorrowland

Na narrativa, o maléfico David Nix desacredita totalmente em um futuro melhor. As atitudes pessimistas das pessoas do mundo no presente conseguem afetar Tomorrowland, já que este é o mundo do futuro. E David tenta, a todo custo, impedir que Athenas continue o recrutamento de novos sonhadores para reconstruir Tomorrowland. O trabalho dele se torna muito difícil quando Athenas conhece Casey - uma jovem sonhadora, algo cada vez mais raro no mundo atual - e a leva para ajudar a contruir um futuro melhor em Tomorrowland.

Fazendo uma apropriação da realidade, a Disney apresenta ao público um lugar que realmente existe (não necessariamente com tudo mostrado no filme): Tomorrowland. Esse é um dos lugares do parque de diversão californiano da Disneylândia. E é, assim como no filme, "o lugar onde o futuro acontece". 

Tomorrowland - Disneylândia, Califórnia (EUA)

O filme se delonga muito para desenvolver o seu enredo, tornando algumas partes muito monótonas. Em compensação, a fotografia e os efeitos especiais conseguem tornar esta produção digna das grandes telas. É a Disney sendo a Disney.

Em resumo, o filme tenta passar algumas críticas à realidade atual. As pessoas estão muito desleixadas em relação ao futuro, e muitos, na verdade, nem ligam se ele irá ser bom ou ruim. Diferente da maioria, Frank Walker e Casey Newton acreditam no maravilhoso futuro mostrado a eles em Tomorrowland e, ao perceberem que o vilão David Nix está tentando destruir tudo apresentando a todos uma leitura de um futuro com muita destruição, caos, traição, guerras e tudo mais que existe de verdade na nossa realidade, eles tentam, como bons sonhadores que são, reverter a situação, com base na esperança de um futuro melhor. 

Da direita - Casey Newton, David Nix e Frank Walker

Em algumas partes muito clichês, o vilão David Nix destaca essa visão do filme de forma óbvia e... Clichê. Na verdade, é complicado reclamar por isso pelo fato de o filme ser voltado, sim, para toda a família, mas, no final das contas, The Walt Disney Company tem como foco principal o público infantil. E a forma escrachada como a história é contada para alguns pode soar nem tão negativa para outros. Para mim, o filme não consegue passar de forma inteligente a sua mensagem principal. 

O filme todo reserva ótimos momentos cômicos e também emocionantes. Vale a pena conferir!

Confira o trailer de Tomorrowland: um lugar onde nada é impossível


Ficha Técnica

Filme: Tomorrowland: o lugar onde nada é impossível (Tomorrowland).
Data de Estreia: 2015.
Direção: Brad Bird.
Duração: 129 minutos.
Gênero: Aventura, Ficção Científica, Mistério.
País de Origem: Estados Unidos da América (EUA).

Arlan Azevedo

Estudante de Jornalismo

Seis estudantes de Jornalismo compartilham informações sobre cinema, moda, saúde, beleza, comportamento, lazer, teatro, baladas, música, esportes e polêmicas. Todo o conteúdo publicado no blog O Mistério das Raposas é de autoria dos [futuros] jornalistas Arlan Azevedo, Eula Paula Belfort, Ingrid Cutrim, Italo Stauffenberg, Marcele Costa e Papito Lucas. Agradecemos a sua visita. Curta, comente e compartilhe. Volte sempre!

0 comentários:

Postar um comentário