Após receber 80 toneladas de doações para o RS, Aeroporto de São Luis suspende campanha temporariamente

0comentário

De acordo com a CCR Aeroportos, que administra o terminal, foco agora é encaminhar todos os materiais recebidos ao povo gaúcho

Desde domingo (5), o Aeroporto de São Luis instalou pontos de doação para as vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, e o que se viu foi uma forte corrente solidária em prol do povo gaúcho. Entre alimentos, garrafas de água, materiais de higiene pessoal e outros produtos, moradores da capital maranhense entregaram cerca de 80 toneladas ao aeroporto.

Nos próximos dias, o foco das equipes de São Luis será o encaminhamento ao Rio Grande do Sul de tudo o que foi recebido até o momento. Por isso, a campanha de doação foi pausada às 18h desta quinta-feira (9) e novas doações não estão mais sendo aceitas.

“A mobilização no Aeroporto de São Luis e nos outros 16 aeroportos que administramos no Brasil foi impressionante. Em todos eles, foram mais de 300 toneladas de donativos. Parte do que foi entregue pela população já chegou ao Rio Grande do Sul, mas agora precisamos concentrar os esforços dos nossos times para que todo este material chegue o quanto antes a quem mais precisa neste momento, que são as pessoas desabrigadas e desalojadas por causa desta tragédia climática sem precedentes no Estado”, explica o Gerente Executivo de Aeroportos da CCR Aeroportos, Marcius Moreno.

Além do Aeroporto de São Luís, a campanha ocorreu nos seguintes aeroportos administrados pela CCR: Curitiba, Bacacheri, Londrina e Foz do Iguaçu, no Paraná; Navegantes e Joinville, em Santa Catarina; Imperatriz, no Maranhão; Goiânia; Palmas; Teresina; Petrolina, em Pernambuco; Pampulha e Confins, em Minas Gerais (este último administrado via consórcio BH AirPort); e Pelotas, Uruguaiana e Bagé, no Rio Grande do Sul.

Recomenda-se que os cidadãos busquem outros pontos de arrecadação no município para fazer novas doações.

sem comentário »

Dia das Mães: Equatorial Maranhão promove ação nos postos E+ Reciclagem de São Luís

0comentário

Em homenagem ao Dia das Mães, celebrado no próximo domingo (12), a Equatorial Maranhão realizará diversas ações comemorativas para celebrar a data. Uma das iniciativas acontecerá nesta sexta-feira (10), das 08h às 17h nos postos de coleta E+ Reciclagem em todo o estado, onde as mães que levarem seus resíduos para serem trocados, serão contempladas com diversos brindes oferecidos especialmente para comemorar o mês dedicado à elas.

O Gerente de Relacionamento com o Cliente, Renato Mendes faz o convite para todas participarem da atividade. “Estamos no mês das mães e convidamos todas as nossas clientes que exercem essa função tão importante nas nossas vidas, a estarem conosco comemorando a data e participando dessa ação que visa não apenas celebrar, mas também contribuir com este projeto, que incentiva a transformação da sociedade em termos de preservação do meio ambiente e sustentabilidade”, declara o Gerente.

E+ Reciclagem

O E+ Reciclagem é um Programa de Eficiência Energética da Equatorial Maranhão, lançado em 2011 que tem como objetivo realizar a troca de materiais recicláveis por desconto na fatura de energia elétrica. A iniciativa também busca promover ações voltadas para a conscientização e preservação ambiental e combater os efeitos prejudiciais causados pelos resíduos sólidos que são descartados de forma indevida no meio ambiente, além de disseminar a cultura da coleta seletiva através da conscientização da população.

A Equatorial Energia, que tem a responsabilidade social e ambiental como um de seus valores, fomentando a reciclagem e estimulando a doação de bônus para instituições sociais, assumiu ainda o compromisso com a agenda 2030 da ONU. Dentre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), está a Ação Contra a Mudança Global do Clima que foca, entre outros fatores, no combate à poluição em todos os meios.

Conheça o posto de coleta mais próximo de você:
São Luís

Vila Embratel

Endereço: Rua 08, nº 12; próximo a Delegacia do Bairro da Vila Embratel e ao lado da Escola Henrique de La Roque.

Horário: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e Sábado das 8h às 12h.

Posto Guajajaras

Endereço: Av. Guajajaras, 416, Tirirical

Horário: segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h e sábado das 9h às 12h.

Posto COHAB

Endereço: Av. Jerônimo de Albuquerque, Nº 37 – Cohab Anil

Horário: segunda a sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h e sábado das 9h às 12h.

Lagoa

Endereço: Rua dos Gaviões, s/nº – Ponta D’Areia.

Horário: segunda a sexta das 09h às 12h e 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.

UEMA

Endereço: Cidade Universitária Paulo VI (Campus 1 da Universidade Estadual do Maranhão)

Horário: Segunda a Sexta das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Areinha (Posto Fixo)

Endereço: Avenida Senador Vitorino Freire, nº 2001 (Tribunal Regional do Trabalho)
Horário: Segunda a Sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Equatorial Maranhão Sede (Posto Fixo)

Endereço: Alameda A, Quadra SQS Nº 100 Loteamento Quitandinha Altos do Calhau (próximo ao Colégio Upaon Açu).

Horário : segunda a sexta das 8h às 12h e das 13h às 17h e sábados das 8h às 12h.

sem comentário »

Rio Poty terá café da manhã e almoço especial para o Dia das Mães

0comentário

São Luís – O Dia das Mães, a ser celebrado neste domingo (12), será movimentado nos restaurantes no geral e, também, nos restaurantes de hotéis de São Luís. É que muita gente prefere comemorar a data com a família desfrutando da variedade de itens nas duas refeições.

O Rio Poty Hotel & Resort, localizado na Ponta d’Areia, por exemplo, preparou um cardápio especial para a data, com café da manhã recheado de delícias e almoço caprichado. Tudo preparado pelo chef Marcelo Silva e servido no Restaurante Tarrafas. O valor por pessoa será de R$ 89,00 +10% de taxa. E o melhor, com uma vista única e deslumbrante para a Baía de São Marcos.

Rio Poty é um dos hoteis mais bonitos e agradáveis da capital maranhense

O café da manhã terá uma variedade de pães, bolos, frios, frutas, sucos e muito mais. O almoço, por sua vez, terá opções incrementadas de salmão, filé de pescada, frango e filé.

Para acompanhar, arroz branco e à grega. A lista de sobremesas inclui mousse, pudim e panachê de frutas. Tem, ainda, carta de vinhos e cardápio infantil.

Quem assina o cardápio é o Chef Marcelo Silva, que iniciou na gastronomia pala rede Carrefour, em Campinas, e tem mais de 20 anos de experiência em restaurantes nacionais e internacionais, com passagens pela Itália e México.

sem comentário »

Eleição 2024: regras para candidaturas de militares

0comentário

O artigo 142, § 3º, V, da Constituição Federal, determina que o militar das Forças Armadas, enquanto em serviço ativo, não pode estar filiado a partidos políticos. Essa vedação também se aplica aos militares dos Estados, por força da regra inserta no artigo 42, § 1º da CF.

Todavia, o artigo 14, § 3º, V da CF, estabelece que a filiação partidária é uma condição de elegibilidade, visto que a nossa democracia representativa não admite candidaturas avulsas, sem vinculação a uma agremiação política.

O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições: quando o militar possuir menos de 10 anos de serviço, deverá afastar-se da atividade por demissão ou licenciamento ex officio. Se contar mais de 10 anos de serviço, será agregado pela autoridade superior, afastando-se do serviço ativo, pelo benefício da licença para tratar de assunto particular.

A Lei nº 6.880/80 dispõe sobre o Estatuto dos Militares das Forças Armadas. O seu artigo 80 fornece a definição da figura jurídica da agregação militar, como segue: “Agregação é a situação na qual o militar da ativa deixa de ocupar vaga na escala hierárquica de seu Corpo, Quadro, Arma ou Serviço, nela permanecendo sem número”.

Então, o militar candidato será considerado agregado quando for afastado temporariamente do serviço ativo em virtude de sua pretensão eletiva, durante o período compreendido entre o pedido de registro da candidatura até a sua diplomação, ou seu regresso à corporação (caso não seja eleito).

Até o pleito de 2022, o requisito da filiação partidária não era exigível, como condição de elegibilidade, ao militar da ativa que pretendesse concorrer a cargo eletivo, bastando a apresentação do pedido de registro da candidatura, após prévia escolha em convenção partidária.

Entretanto, a Resolução TSE nº 23.729/2024 estabeleceu um tratamento diferenciado para os candidatos militares. Assim, o militar que contar menos de 10 anos de serviço deverá, na data do pedido de registro de candidatura, estar filiado ao partido político pelo qual concorrerá. De sua vez, o militar agregado (mais de 10 anos de serviço) embora necessariamente registrado candidato por partido político, federação ou coligação, concorrerá sem filiação a partido político. 

A elegibilidade de militar que exerce função de comando condiciona-se à desincompatibilização no prazo de 4 ou 6 meses, conforme o cargo eletivo pretendido (prefeito, vice ou vereador). O militar que não exerce função de comando deve se afastar da atividade ou ser agregado até a data da apresentação do seu pedido de registro de candidatura à Justiça Eleitoral.

Importar consignar que o militar da reserva remunerada (que intencione se candidatar) deve ter filiação partidária deferida pelo menos 6 meses antes do pleito. Por seu turno, o militar que passar à inatividade após o prazo de 6 meses para filiação partidária, mas antes da escolha em convenção, deverá filiar-se a partido político, no prazo de 48 horas, após se tornar inativo, nos termos da jurisprudência do TSE.

sem comentário »

Um momento presente complicado. Uma escolha cruel. Um futuro difícil.

0comentário

Encontrei recentemente com um querido amigo, um camarada muito espirituoso, esperto e safo, alguém realmente inteligente e preparado, a quem eu respeito e admiro. Ele me teceu uma série de elogios, disse que admirava minha forma de encarar a vida, meu pragmatismo e apreciava muito minha maneira analisar os cenários políticos e encarar esses fatos com naturalidade, até com certa tolerância, coisa que ele dizia não ter como eu, e que exatamente por tudo isso gostaria de me fazer uma pergunta: “O que você pensa ser melhor? Ser governado pelo PT ou pelo STF?”.

Vejam só as opções que aquele FDP me deu!… Escolher entre os que são incapazes de gerir correta e honestamente qualquer coisa, principalmente o ESTADO, e aqueles que, munidos de poder, estão tirando as nossas liberdades e destruindo a nossa república e a democracia que a sustenta!

Como eu não gosto de sair perdendo, pensei rápido e vi que não havia como responder aquela pergunta sem cometer um erro grave, então lembrei de uma velha teoria que diz que quando formos colocados em uma situação desvantajosa, a melhor saída é a pioremos um pouco e a devolvamos a quem nos a impingiu. Foi o que eu fiz.

Sugeri a ele que incluísse mais duas opções em sua lista de escolhas cruéis. Pedi que ele incluísse naquela lista, a possibilidade de sermos governados pelo Bolsonaro, um sujeito despreparado para o convívio social e incapaz de entender corretamente os fatos, ou pelo Congresso Nacional, onde a lei da vantagem pessoal é regra básica e o interesse da sociedade vem em último lugar.

Sem que lhe desse uma resposta direta, fiz com que ele visse que com mais aquelas duas opções, ele fecharia completamente o panorama tétrico da realidade brasileira atual, demonstrando assim que o que temos na verdade não é a possibilidade de escolhermos o melhor para nós e para nosso país, mas apenas e tão somente nos decidirmos a optar pelo menos pior que podemos ter.

Agora, responda você! Entre as quatro opções postas na mesa, qual você prefere para nos governar?

sem comentário »
Twitter Facebook RSS