O mundo é grande e a salvação espreita ao virar a esquina (2008)

Título original: Svetat e golyam i spasenie debne otvsyakade

Título em inglês: The world is big and salvation lurks around the corner

Países: Bulgária, Alemanha, Eslovênia, Hungria, Sérvia

Duração: 1 h e 45 min

Gênero: Drama

Elenco Principal: Miki Manojlovic, Carlo Ljubek, Hristo Mutafchiev, Ana Papadopulu

Diretor: Stephan Komandarev

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt1178197/


Sinopse: Após um acidente, Sashko é incapaz de recordar sequer o seu nome. Numa tentativa de o ajudar, seu avô, Bai Dan, chega à Alemanha e organiza uma viagem espiritual, que leva o neto de volta a seu país de origem e, consequentemente, a seu passado. Durante o longo percurso, o avô ensina o neto a jogar gamão. Mas o que significa este jogo na conjuntura proposta? Para um jovem que abandonou seu país e perdeu a memória, o gamão poderá ser a única saída possível.


Esta obra cinematográfica, que conta com um “título-frase” nada amigável, é a prova de que o cinema produz em todos os países do mundo filmes que possuem o atributo do encantamento entre suas características. Advinda da longínqua Bulgária, a película mostra uma relação familiar pouco abordada na sétima arte: o amor entre avô e neto. Além disso, relaciona a vida a um jogo de tabuleiro muito famoso em todo o mundo, o gamão. É um filme especial, dotado de rara sensibilidade, que extrai de uma tragédia belos sentimentos, muita emoção e uma ótima jornada cinematográfica.

O avô mostra que a vida é parecida com o jogo de gamão, ou seja, cheia de escolhas, as quais podem levar a vitórias e derrotas, cheia de estratégias e cheia de dificuldades, as quais necessitam de um constante cuidado e observação para que se encontrem as saídas necessárias, considerando sempre a imprevisibilidade que caracteriza a nossa existência – e o resultado também imprevisível dos dados do gamão. O tratamento da amnésia de Sashko tem como conseqüência a transformação do filme em um road movie delicioso, com uma fotografia belíssima e cujas “cenas de estrada” são as melhores, por mostrarem a reaproximação entre o avô e seu neto, baseada em lembranças e lugares nostálgicos, que revivem a todo momento a infância do jovem. Entre idas e vindas temporais, ou seja, numa estrutura narrativa não linear, que requer bastante atenção do espectador, todo o processo de obtenção das memórias perdidas mostra a vida de uma família comum, com problemas normais inerentes a qualquer estrutura familiar, mas baseada sempre no amor e companheirismo entre seus integrantes. Tudo isso é explicitamente exibido através de flashbacks, principalmente, como é de se esperar, a relação próxima e afetuosa entre Bai Dan e Sashko durante a infância do menino. Saliento que, apesar de ser uma narrativa emocionante, o filme não se torna piegas em momento algum, devido à delicadeza e sensibilidade aplicadas na produção das cenas e na condução do roteiro.

A busca da sobrevivência é a responsável pelo fato gerador de todos os dramas e tensões da narrativa: um acidente de carro. Após a tragédia, o filme desenvolve um argumento acessório, que conta com a presença de Sashko durante a sua infância: a história de seus pais no que concerne principalmente à saída da Bulgária ditatorial para outro país europeu, e todas as consequências dessa escolha. Depreende-se que há um contexto histórico embutido na narrativa. Daí, há duas correntes de pensamento, que acontecem por vezes de forma concomitante, em tempos narrativos distintos, e envolvem pessoas da mesma família: a história de Sashko e seus pais e a história de Sashko e seu avô. Inserido entre esses contextos está um dos principais personagens da história: o abstrato jogo de gamão. Esse personagem sui generis impede que a narrativa parta para um lado muito sentimentalista e/ou melodramático, por instar o espectador a refletir sobre a importância dele no roteiro de forma metafórica e especial.

Nesse jogo da vida, mesmo com tantos percalços e uma grande tragédia, pequenas ações fazem toda a diferença, pois quando existe um amor verdadeiro tudo é facilitado. No caso concreto, trata-se do amor entre um avô e um neto. Não é à toa que dizem que ser avô é ser pai duas vezes! É muito sentimento envolvido.

O trailer com legendas em inglês segue abaixo.

Adriano Zumba


TRAILER

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.