War (2019)

País: Índia

Duração: 2 h e 34 min

Gêneros: Ação, thriller

Elenco Principal: Hrithik Roshan, Tiger Shroff, Vaani Kapoor

Diretor: Siddharth Anand

IMDB: https://www.imdb.com/title/tt7430722/


Opinião: “Entretenimento gratuito e nada mais.”


Para quem não conhece a indústria de cinema indiana, há uma predileção notável na produção de certos tipos de filme, como comédias românticas, cinebiografias, filmes de superação que geralmente incluem personagens com algum tipo de deficiência, etc. Posso também colocar nesse rol os filmes de ação, que, normalmente, segundo o modus operandi padrão de Bollywood, constroem suas fundações com base na fantasia e no utópico e proporcionam boas jornadas aos espectadores. “War“, por sua formatação, é um filme nascido para fazer muito sucesso apenas no mercado local e não conseguir vôos altos internacionalmente. É o típico filme que o indiano adora!. Diversão pura como refúgio para os problemas da vida. Seguem abaixo as minhas impressões sobre o filme em tela.

Eis a sinopse: “Uma unidade de elite liderada pelo agente Kabir se concentra nas missões de risco máximo. Khalid, um soldado com um passado sombrio advindo da história de seu pai, luta para entrar no time de Kabir e finalmente consegue convencê-lo de sua dedicação e lealdade. Agora, quando Kabir misteriosamente fica desonesto, Khalid recebe a tarefa de caçar seu mentor.”

Para ser ator de filmes de ação na Índia, possuir massa muscular abundante é quase uma obrigação, pois virilidade e força são necessidades . Hrithik Roshan está forte como nunca visto, entretanto, músculos à parte, sua ótima atuação é um dos pontos fortes do filme – algo sempre esperado para um astro de Bollywood. Por outro lado, Tiger Shroff, a despeito da exibição de seu corpo sarado, exibe ares um tanto quanto patéticos à Khalid, seu agente secreto “bonzinho” e admirador incondicional de seu mentor. É deveras apagada a sua atuação. As más linguas podem conceder até alguma conotação homossexual a seu personagem, principalmente na cena em que Khalid vê Kabir pela primeira vez, mas isso é apenas um pensamento distante deste analisador. Ademais, Tiger mostra domínio pleno das artes marciais e dá um show de flexibilidade através de seus chutes e saltos espetaculares.

Devo salientar que números de dança são inseridos na narrativa de maneira bastante deslocada – nem a conjuntura exigia, nem o filme necessitava. A primeira dança surge aleatoriamente após um corte – serve como um intervalo informal, pelo menos, pois o filme possui 2 h e 34 min. Talvez, a inserção das coreografias tenha um propósito: concorrer a premiações concedidos pela indústria cinematográfica indiana de cinema sobre o assunto. Só como informação, o primeiro número de dança foi indicado a vários prêmios por lá – e é realmente espetacular, pois apresenta uma mise en cène belíssima.

O filme traz à baila cenas e referências de filmes já exibidos, tanto de origem “estrangeira” em relação ao país de origem, tanto da própria cinematografia indiana. Talvez a primeira e automática referência seja concernente à franquia de  filmes “Velozes e Furiosos“, pelas “adrenalizadas” cenas de perseguição com veículos, incluíndo uma no gelo que é espetacular. Além dessa referência, é impossível não lembrar, por uma série de motivos, do personagem de Salman Khan em “Ek tha Tiger” (2012) e “Tiger Zinda Hai” (2017). O filme “Wazir” (2016)  é lembrado nas estrelinhas. Também, achei o personagem Basheer Hassib, um dos personagens maus da história, a personificação de Non, um dos três vilões vindos de Kripton em “Superman II” (1980), pelas características físicas e por exibir a empáfia de um ser presumidamente “indestrutível”. Tem até referência à “A pele que habito” (2011) de Pedro Almodóvar!

O título do filme deveria ser “Traidor” ou “Traição“,  pois essa é a palavra que norteia toda a história. Através da semântica mais usual da palavra, ou seja, enganar, o roteiro atribui a pecha de traidor a vários personagens para que o espectador os julgue à luz da narrativa a pertinência de atribuição de tal “carapuça”. Nesse contexto, há grande de reviravoltas, que são esperadas por a história promover dúvidas constantes em relação a seus personagens, no entanto, o diretor exagera no número de plot twists, mudando o rumo do enredo por várias e várias vezes. Plot twists devem ser usados com parcimônia em nome da inteligibilidade de uma obra cinematográfica, para que a narrativa não confunda o seu público. Ademais, a história segue um típico enredo de filme de agentes secretos brutamontes, com muito sangue, lutas, tiros, ritmo narrativo acelerado, a presença necessária de pelo menos uma bela mulher para flertar com o protagonista, etc., e, para demarcar território ou “potencializar a experiência”, há aqueles velhos exageros que marcam a indústria cinematográfica indiana nesse tipo de filme – e que são motivo demuita  jocosidade ao redor do mundo (vide a quantidade de vídeos exibidos no YouTube sobre o assunto): a cena do avião e seu “superimã” é tétrica, medonha, mas cumpre exatamente seu papel espetaculoso através da utilização de técnicas de VFX, ou, como todos conhecemos, efeitos visuais – aspecto este que, por sinal, está sendo indicado a diversos prêmios também. Por falar em aspectos técnicos, a maquiagem continua impressionantemente ruim, como é o padrão do cinema indiano.

Em resumo, trata-se de um filme que julgo como recorrente em Bollywood, com excelência no que se propõe a exibir, atuações medianas de seus principais intérpretes – pois o que mais importa é o vigor físico -, caracterizado pela hiperbolização indiscriminada de alguns aspectos e, é claro, muita ação e adrenalina. Para os adeptos do cinema de ação e aventura, que não se atêm a aspectos realistas, é uma boa recomendação, pois sua exibição é ágil, atraente e surpreendente, entretanto, através de uma crítica mais apurada, nota-se mais uma obra descartável, que funciona como mero entretenimento, sem mais nada de relevante a acrescentar. Apenas um bom divertimento e a obtenção de algumas boas e abundantes gargalhadas pelo absurdos apresentados!

O trailer, com legendas em inglês, segue abaixo.

Adriano Zumba


 

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