sábado, 2 de setembro de 2017

A Noite do Espantalho


A NOITE DO ESPANTALHO




Estrelado por John Hawkes (série Deadwood)
Dirigido por Jeff Burr
Ano: 1995


Filmes de terror estrelados por espantalhos são até comuns, temos A Vingança do Espantalho (1981), O Espantalho Assassino (1982), Espantalhos (1988), A Vingança do Espantalho (2002), O Espantalho (2004), Medo Sem Fim (2004), Os Mensageiros 2 (2009), O Espantalho (2010), e Espantalho Assassino (2013), sem contar Olhos Famintos (2001) e Olhos Famintos 2 (2003) onde a criatura é apresentada inicialmente como sendo um espantalho. Esse A Noite do Espantalho de 1995 fica na média dessas produções, ou seja, muita violência, atores desconhecidos, uma história boba e um espantalho que começa bem nas cenas em que ele aparece nas sombras como algo misterioso mas quando começa a ser focalizado o visual decepciona.






A jovem Claire Goodman retorna para a pequena cidade de Hanford onde cresceu. A cidade é dominada por sua família já que seu pai William é o prefeito, seu tio Frank é o xerife, seu outro tio Thaddeus é o padre além do tio George que é um fazendeiro viúvo. Durante uma inauguração Claire conhece o capataz Dillon e o convida para jantar em sua casa só para provocar o pai.




Dillon se desentende com um dos seus empregados, Danny mas tem que mantê-lo na folha de pagamento já que ele é filho de um figurão. Durante a noite Danny e um amigo ficam bêbados e destroem uma parte da plantação de milho bem no local em que fica o espantalho do milharal o que terá graves consequências.




Os jovens quebraram uma cripta que estava próxima ao espantalho o que faz com que ele ganhe vida através de poderes paranormais. George está sozinho em casa quando é atacado por algo no celeiro onde é brutalmente morto pela ceifadeira, quem descobre o que restou seu corpo é sua sobrinha Claire.




Enquanto o prefeito William parece mais preocupado em manter a reputação da família do que em descobrir o que aconteceu, o padre Thaddeus vai até o milharal onde descobre a cripta partida o que o deixa apavorado, Thaddeus teme pela sua família, a esposa Barbara e a filha Stephanie. Pode parecer estranho mas nesse filme o padre é casado e tem uma filha sem nenhum problema ou questionamento.




Thaddeus vai até a igreja onde é atacado pelo espantalho que fica repetindo a frase "onde está meu livro?" e o espantalho costura a boca do padre em uma cena forte e bem realizada, ponto para a produção de maquiagem. Dillon e Danny discutem em um bar o que vai trazer problemas para Dillon.




Danny e Stephanie, a filha do padre, tem um caso e vão namorar em uma van próxima a uma fazenda onde são atacados pelo espantalho que mata Stephanie dentro da van em uma cena brutal e depois ataca Frank enquanto ele tentava fugir.




Thaddeus consegue chegar até Claire e Dillon e pede a ajuda deles para proteger sua família. O padre conta a história por trás do espantalho, tudo começou há mais de 100 anos quando a cidade vivia uma crise com fome e doenças, um estranho apareceu prometendo resolver todos os problemas. Ele era um feiticeiro que levou prosperidade para o local mas também também trouxe o pecado e a luxúria.




Para deter o feiticeiro, os habitantes da cidade o drogaram, penduraram ele no milharal e colocaram fogo seguindo um dos feitiços de seu próprio livro. Seus ossos foram enterrados numa cripta no milharal que seguiu protegido até ser quebrado pelos dois jovens bêbados o que liberou o espírito do feiticeiro que entrou no corpo do espantalho e agora ele quer seu livro de feitiços de volta para recuperar seu corpo.




O espantalho vai atrás do prefeito William para recuperar o livro mas ele se recusa a entregar, uma péssima ideia. Thaddeus volta pra casa só pra descobrir que o espantalho também acabou com sua família. O xerife Frank acha que Dillon é o responsável por todas as mortes mas sua sobrinha Claire o convence que tem algo sobrenatural atacando a todos na cidade.




Eles encontram o livro e descobrem que a única forma de deter o espantalho é queimando os restos mortais do bruxo que estão no milharal então Claire, Dillon e o xerife Frank vão ter que enfrentar o espantalho em seu próprio território.




Uma produção razoável com alguns erros de lógica gritantes referente aos poderes do espantalho que aumentam ou diminuem de acordo com a necessidade do roteiro. O espantalho não é tão assustador mas isso é compensado pelas cenas de violência, são várias mortes e bem criativas. Destaque para a participação de um jovem John Hawkes, ator de prestígio em filmes como Inverno da Alma (2010), As Sessões (2012) e Evereste (2015), além de ter interpretado o personagem Sol Star na série Deadwood (2004-2006), aqui ele interpreta o inconsequente Danny que provoca toda a confusão ao libertar o espantalho. Filme razoável para ser assistido sem maiores expectativas.




Leia também:

Terror Tropical (2012)

O Colecionador (2016)

A Praga (2006)




Um comentário:

  1. Gostei da sinopse to vendo agora no youtube já que tô no trabalho, obrigado por postar

    ResponderExcluir