Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/08/2020 as 8:30pm

Filme brasileiro VALENTINA faz sua estreia mundial

Uma história inspiradora e esperançosa de expressão de gênero e solidariedade, o filme apresenta o desempenho inovador da YouTuber trans Thiessa Woinbackk

Filme brasileiro VALENTINA faz sua estreia mundial Valentina, o primeiro longa-metragem do cineasta brasileiro Cássio Pereira dos Santos

Valentina, o primeiro longa-metragem do cineasta brasileiro Cássio Pereira dos Santos, terá sua estreia mundial no Outfest Los Angeles LGBTQ Film Festival, que acontece de 20 a 30 de agosto, seguido por uma exibição no OUTshine LGBTQ + Film Festival, em Miami e Fort Lauderdale, no sábado, 29 de agosto. Um reflexo esperançoso e inspirador das dificuldades da vida real enfrentada por uma jovem que busca abraçar quem ela é, Valentina marca a estréia no cinema da influente YouTuber trans brasileira Thiessa Woinbackk, no papel-título.

O filme acompanha Valentina, uma jovem de 17 anos que se muda para o interior do Brasil com a mãe, Márcia (interpretada pela renomada atriz Guta Stresser), para um recomeço. Para evitar ser intimidada em sua nova escola, Valentina tenta se inscrever com seu novo nome, na esperança de manter sua história pessoal de gênero privada. No entanto, a menina e sua mãe rapidamente enfrentam dilemas quando a escola local começa a exigir a assinatura do pai (Rômulo Braga) para efetuar a matrícula. 

O cineasta gay Pereira dos Santos começou a desenvolver o projeto em 2013 com sua irmã Erika - também uma cineasta gay e produtora do filme - antes do lançamento de vários filmes trans e do surgimento da extrema-direita na política brasileira. O filme finalmente entrou em produção em maio de 2019 e está sendo lançado em um momento em que o Brasil - da mesma forma que os Estados Unidos - enfrenta uma reação ultraconservadora que ameaça reverter muitas das conquistas da comunidade LGBTQ.

Com produção executiva de Hebe Tabachnik, Natália Brandino e Walder Junior, o elenco e a equipe de Valentina foram em grande parte compostos por membros da comunidade LGBTQ. O filme foi produzido de forma independente pela Campo Cerrado, com o patrocínio do Edital de Longas de Baixo Orçamento 2016 da Secretaria do Audiovisual e da Ancine, em conjunto com o Fundo Setorial do Audiovisual.

Juntando-se a uma poderosa geração de cineastas brasileiros notáveis por inovar as representações da sexualidade e identidade no cinema, Valentina muda a narrativa dos filmes trans, por meio de uma abordagem afirmativa e inspiradora (ao vivo, acho que pode retirar esse ao vivo), e brilha com a atuação de Woinbackk, renomada figura nacional pronta para o seu debut internacional.

Sobre o diretor:

Nascido em 1980 em Minas Gerais, Brasil, Cássio Pereira dos Santos estudou cinema na Universidade de Brasília, onde dirigiu projetos de ficção e documentário. Depois de terminar a escola de cinema em 2003, ele escreveu e dirigiu oito curtas-metragens, entre eles A Menina Espantalho e Marina não vai à praia. Seus trabalhos foram selecionados em vários festivais internacionais de cinema, incluindo Aspen ShortsFest, Festival de Cinema Infantil de Nova York, Palm Springs ShortFest, Rhode Island, Friburgo, TIFF Kids Toronto, Sapporo Short Fest, Festival de Curtas de Hamburgo, São Paulo, Prix Jeunesse Munich, Brasília, e Tiradentes, e já recebeu mais de 50 prêmios. Como escritor, Cássio contribuiu com filmes como Guigo Offline, longa-metragem LGBTQ para a televisão brasileira, vencedor do Prêmio de Melhor Longa-Metragem Brasileiro no Mix Brasil Film Festival. Com Valentina ele estreia em longa metragem e atualmente trabalha no desenvolvimento de seu segundo longa, Alírio na Cidade.

Sobre o protagonista:

Thiessa Woinbackk nasceu no estado de Goiás, região central do Brasil. Ela tem especialização em biologia e fez parte de um grupo de teatro por três anos em sua cidade natal. Atualmente, Thiessa mora em São Paulo, onde dirige o influente e crescente canal do Youtube Thiessita, com mais de 770 mil seguidores e cerca de 35 milhões de visualizações. Ela também é uma ativista dos direitos trans e publica vídeos sobre temas como direitos civis, beleza e a importância da auto aceitação para adolescentes LGBTQ. Com o papel de Valentina, Thiessa estreia no cinema.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

ATLAS CABLE- A melhor promoção da Comcast para você ter internet de 1GB. O triple play tem equipamentos HD, 185 canais americanos e lations. Por apenas: $79.99. Estamos localizados no 493 Broadway, Everett (MA). Ligue: (781) 816-7330.

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

OMNI DENTIX- Dentista para adultos e crianças. Aceitamos todos os planos, inclusive o Masshealth. Especial para novos pacientes. $49 (limpeza e raio X). Estamos localizados no 289 Middlesex Ave., Medford (MA). Ligue: (781) 396-6613.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Top News